sexta-feira, 22 de maio de 2009



22 de maio de 2009
N° 15977 - PAULO SANT’ANA


Em pé de guerra

Odiosa convocação pelo treinador Dunga dos jogadores Victor, Nilmar e Cléber.

Arrancar estes jogadores dos times do Grêmio e do Internacional, quando eles disputam jogos decisivos pela Libertadores e Copa do Brasil, é um gesto revelador da máxima insensibilidade com o contexto do futebol brasileiro e da importância para os clubes desses campeonatos que disputam.

Ainda mais estúpida é essa violência cometida contra o Grêmio e o Internacional por Victor e Nilmar serem os dois maiores jogadores de seus clubes e serão depositados na reserva da Seleção Brasileira, no caso de Victor ainda mais detestável se mostra a convocação por se tornar ele o segundo reserva da Seleção.

Tirar do Grêmio a sua maior arma na Libertadores, o seu goleiro, para não deixá-lo nem no banco da Seleção é um absurdo, acompanhado de uma violência incomparável.

Fosse atento a esta problemática dos clubes, o sr. Ricardo Teixeira não permitiria esse descalabro. A lista de convocação de Dunga teria de passar, antes de divulgada, pela mesa do presidente da CBF, que atentaria para o interesse dos clubes e a vetaria. Ainda mais principalmente por Victor e Nilmar não serem vitais para a Seleção como reservas, enquanto se tornam imprescindíveis para a dupla Gre-Nal na Libertadores e na Copa do Brasil.

Como torcedor do Grêmio, vou agora revelar o meu sentimento sobre a Seleção Brasileira diante deste acinte ao futebol gaúcho: passo a odiar a Seleção, passo a me lixar sobre o seu destino na Copa do Mundo, passo a me considerar ofendido e agredido no protoplasma da minha paixão, sinto-me revoltado e enojado com a cartolagem imperante no futebol brasileiro.

Esta convocação é de uma burrice extrema. É tanto o desconhecimento do Dunga sobre o futebol brasileiro, que ele convocou Victor e Nilmar pensando que estava agradando aos gaúchos.

E o resultado dessa tropelia é que já ontem comecei a receber enxurradas de e-mails condenando a convocação que castra a dupla Gre-Nal no instante em que ela busca atingir a finalíssima da Libertadores e da Copa do Brasil. Burrice.

E eu aqui, na tola esperança e quase utopia de ver o Grêmio campeão da Libertadores da América, a escrever, como escrevi, que pelo menos desta vez o Grêmio tinha um grande goleiro para, quem sabe, almejar o título da América.

Tinha. Nem mais goleiro o Grêmio tem depois da caótica convocação de Dunga. Lá se vai o Victor apodrecer na reserva da Seleção Brasileira e deixar o Grêmio sem goleiro à altura da Libertadores por quase 30 dias.

É demais este autoritarismo, saiba a CBF e saiba o Dunga que o Rio Grande do Sul está em pé de guerra contra a Seleção.

Os clubes gastando o que não podem, para se preparar para os campeonatos que enfrentam. E, quando estão na reta final das competições, são atingidos assim por essa medida espúria.

A CBF, que não gasta nada, que só tem lucros com o futebol, exaure o sonho dos clubes exatamente quando se aproxima para eles a decisão nos certames importantes.

Que convocação mais agressiva e desastrada para o Rio Grande fez o Dunga! Que desastre!

Nenhum comentário: