sábado, 23 de maio de 2009



23 de maio de 2009
N° 15978 - ANTONIO AUGUSTO FAGUNDES


Eleições no Pitôco

Aveterana agremiação Clube de Truco Pitôco, que reúne em Porto Alegre truqueiros, tudo gauchada do Interior, promoveu eleições na semana passada e deu posse aos eleitos nessa semana que está findando, com um belo churrasco.

Vicente Cardoso, de Itaqui, conduziu os destinos do Pitôco até o limite da reeleição previsto no estatuto. Foi um bom presidente com muitas promoções em seus mandatos.

De vez em quando, reunia em sua bela residência dois trios de veteranos e a indiada encerrava alguma reunião estatutária com um arroz-de-carreteiro, um arroz com galinha, uma massa do Peruca ou, mais comumente, um churrasco. E tudo terminando com muito truco!

Na eleição, nem foi necessário haver votação – houve aclamação. Foi escolhido presidente o jovem Tenente-Coronel de Cavalaria Leonel Távora, atualmente subcomandante do CPOR em Porto Alegre, homem com uma capacidade extraordinária de aglutinação, dinâmico e eficiente. Para vice-presidente foi aclamado o Dr. Luiz Nilso Andrade, de Passo Fundo, nosso popular Peruca, advogado, grande cozinheiro, assador e orador oficial do Pitôco. Suas hipérboles são proverbiais!

O secretário é o serrano José Cyro Gonzalez, gaúcho de São Francisco de Paula. O tesoureiro é o sóbrio José Fontoura de Oliveira. O diretor cultural é o Coronel Paulo R.E. Osório, da reserva da gloriosa Brigada Militar do Estado, gaúcho “barbicacho” do Quaraim.

O Conselho Consultivo tem uma ponchada de tauras: Dr. Nei Fagundes Machado, gaúcho de Uruguaiana, excelente poeta e declamador. Aristeu Penalvo, gaúcho do Itaqui, um grande veterano do Pitôco e ex-craque do Renner quando esse time foi campeão do Estado.

Outro conselheiro é o vaqueano Vicente Cardoso, que entregou agora o cargo de presidente. Outro é João Rodrigues, autêntico índio charrua, poeta e declamador. Depois vem o Wolney Costa, gremista alegre e barulhento, seguido de Bráz Amarilho, gaúcho de Herval, sério, que odeia discursos.

Depois vem o serrano Miguel Fernandes, gaúcho da Vacaria. Depois vem o moço Dr.Juliano Murad, médico veterinário, aqui de São Leopoldo, o único novato da chapa – com o tempo, vai dar um bom mestre. E por último, mas não menos importante, Vitor Borges, gaúcho do Alegrete, solto de pata, para “pescar” num real envido...

Tudo gente buena, de se lavar com um bochecho d’água. Com cabeça e coração, hão de levar adiante ainda mais os destinos da nossa pequena mas aguerrida associação de truqueiros, referência na modalidade do Truco-Cego no Estado e em Buenos Aires!

Nenhum comentário: