terça-feira, 26 de maio de 2009



26 de maio de 2009
N° 15981 - LIBERATO VIEIRA DA CUNHA


Presente e passado

Oque o passado tinha e que o presente se esqueceu de ter?

Faço a mim mesmo esta pergunta, numa tarde baldia de domingo, e me surpreendo com as respostas, que me vêm prontas e definitivas.

O passado tinha outros tipos de domingo. De manhã havia a missa na Catedral, que te absolvia de todos os pecados. Havia o banco da Praça da Matriz, do qual vias desfilar algumas das mais belas garotas de Porto Alegre. Havia o almoço com cardápio de luxo. Havia as sessões de matinê e os jogos do campeonato da cidade. Havia um programa chamado Rádio Baile, na Farroupilha.

Os domingos costumavam vir após os sábados, e nos sábados havia reuniões dançantes. No começo, os rapazes ficavam de um lado, segurando seus copos de cuba libre, e no oposto se perfilavam as meninas, com o laquê nos cabelos e, no corpo, o perfume Toque de Amor.

De repente, um dos rapazes se encorajava e tirava uma das meninas, e logo era a sua vez de eleger sua preferida. E, ao som de Ray Conniff, a face pousava na face e nada poderia ser mais romântico ou inspirador.

Independentemente do dia, o país ia bem, obrigado. O Brasil era campeão do mundo na Suécia e no Chile, o Brasil era imbatível no basquete e até em pesca submarina, o Brasil era a terra do Éder Jofre e do Cinema Novo.

Estradas rasgavam selvas nunca dantes navegadas, erguiam-se hidrelétricas, pelas ruas passavam carros Romi-Isetta, Volkswagen, DKW, Dauphine, Simca-Chambord, Aero Willys, JK, fora os que eu não estou me lembrando.

As garotas, as mulheres trajavam vestidos, o que deixava à vista uma inspiradora visão de suas pernas. Os cinemas abriam as portas direto para as calçadas. Hollywood ainda era a usina dos sonhos.

Outra usina funcionava na Zona Sul do Rio de Janeiro, que era onde compunham ou interpretavam suas músicas Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Nara Leão, mais todo um elenco de astros que até agora não encontrou comparação.

Dizem que a nostalgia é um mal. Até pode ser. Mas no Brasil é apenas o reencontro com o melhor do que já existimos.

Uma ótima terça-feira - Aproveitem o dia que é dedicado a N.Sra do Caravagio. E para você em especial e que está de folga hoje, aproveite sua folga...

Nenhum comentário: