sábado, 30 de maio de 2009



30 de maio de 2009
N° 15985 - NILSON SOUZA


Labirinto de ilusões

Vou abordar hoje um tema pesado para os padrões deste caderno de amenidades, mas, como diz a mensagem televisiva, não tire as crianças da sala, por favor. Desde a última quinta-feira, estamos todos engajados numa árdua missão: trabalhar incansavelmente para interromper uma terrível epidemia que assola o nosso Estado e uma parte expressiva do país.

Refiro-me ao surto nacional de consumo de crack, uma droga letal que transforma seres humanos em zumbis descerebrados e a realidade de muitas famílias num verdadeiro filme de terror.

Mesmo para nós, que lidamos diariamente com as anomalias da vida no nosso ofício de informar, é estarrecedor constatar a frequência de tragédias familiares que eram raras até pouco tempo atrás. Não passa semana sem que um adolescente apareça acorrentado dentro de sua própria casa, na tentativa desesperada dos pais de mantê-lo afastado do vício.

Outro dia, uma mãe confessou ter matado o filho numa reação às agressões sucessivas que vinha sofrendo por parte do jovem. Se isso ocorre nos lares, na rua é muito pior: traficantes mutilam e executam dependentes endividados, lutam entre si pelos pontos de venda das drogas, matam e morrem por qualquer trocado.

Ninguém escapa dessa insanidade dos tempos modernos. Enfeitiçados pela pedra, crianças, jovens e adultos perambulam como mortos-vivos pelos desvãos escuros das cidades, habitam sarjetas, dormem sob pontes e marquises, reúnem-se em confrarias de desesperançados. São escravos da fumaça tóxica que lhes degrada o corpo e o cérebro.

A droga também está na origem dos achaques nas esquinas, dos assaltos e dos roubos, da violência indiscriminada que atinge a todos indiscriminadamente. Somos todos personagens deste filme de terror, tristemente real, que parece não ter fim.

Mas haverá de ter.

Neste momento, estamos todos sendo convocados para uma luta de libertação, destinada a interromper este ciclo vicioso de desgraças. O inimigo é forte, poderoso, cruel. Mas a causa é justa.

E cada um de nós pode contribuir com a arma de que dispuser neste combate. Pode ser uma ideia, pode ser uma iniciativa, pode ser uma ação, pode ser apenas um grito de alerta.

Chegou a hora de dizer não ao engodo do prazer artificial, chegou a hora de exorcizar esta maldição de nossas vidas e do futuro das pessoas que amamos. Temos que encontrar a saída deste terrível labirinto de ilusões que já aprisionou tantas almas.

Uma ótimo sábado e um lindo fim de semana, especialmente para vc minha amiga.

Nenhum comentário: