sexta-feira, 29 de maio de 2009



29/5/2009 - Jaime Cimenti

Os dois mil anos da Cidade Luz

O exagerado Marivaux disse que Paris é o mundo, o resto do planeta Terra é apenas seu subúrbio. Exagero à parte, Paris, depois de dois mil anos de história, segue como uma das cidades mais visitadas e amadas. Nenhum lugar foi mais percorrido e mais imortalizado pela literatura, pelas artes plásticas, pelo cinema, pela fotografia e pela música do que a Cidade Luz.

Em Paris-Biografia de uma cidade, o professor e escritor Colin Jones, da Universidade de Londres Queen Mary e especialista em história da França, apresenta o relato histórico mais completo disponível sobre Paris. A obra tem linguagem rica, divertida e, com olhar atento ao detalhe, conduz prazerosamente o leitor pelos dois milênios da capital.

Desde os romanos até os dias atuais, Jones recria os altos e baixos da metrópole e dos seus habitantes, mostrando todas as grandezas: o formidável centro de estudos da Idade Média; a feroz arena da Guerra dos Cem Anos e das guerras religiosas; o coração da cultura europeia, do Iluminismo e da moda; o epicentro da Revolução Francesa,

do terror e da ambição napoleônica; a efervescente e febril cidade oitocentista de Balzac, Manet, Baudelaire e Zola; a capital Imperial atingida por duas guerras mundiais e pela ocupação nazista; o agitado centro urbano das barricadas das manifestações estudantis de maio de 1968; a própria capital contemporânea, sempre se metamorfoseando sob o peso de seu passado histórico; e a cidade do futuro no coração da Europa, com seus problemas e desafios.

Atento ao ambiente urbano e às experiências históricas, o autor mostra como Paris tem sido o palco de alguns dos maiores acontecimentos mundiais.

Fartamente ilustrado, o volume vai fazer a delícia de professores, especialistas, estudantes, leitores obcecados por Paris e, claro, dos viajantes e admiradores de primeira viagem da cidade, que segue atraindo olhares e paixões como pouquíssimas. Uma curiosidade, entre dezenas de outras do livro: no ano 250, Paris tinha 6 mil habitantes e ocupava 50 hectares.

Em 1999, eram 21 milhões de habitantes em 10.516 hectares. O livro foi o vencedor do prestigiado Prêmio Enid McLeod da Sociedade Franco Britânica. 592 páginas, R$ 94,00. Tradução de José Carlos Volcato e Henrique Guerra, L&PM Editores, telefone 3225-5777.

Nenhum comentário: