quarta-feira, 27 de maio de 2009



27 de maio de 2009
N° 15982 - DAVID COIMBRA


Favorito, sim

Duas características de Paulo Autuori vêm impressionando seus interlocutores: a sinceridade e a sintaxe irreparável. Ontem, durante a coletiva, ele ouriçou os jornalistas ao afirmar que o Grêmio é o favorito para o jogo de hoje. Depois, ao justificar o favoritismo e, simultaneamente, fazer ressalvas a ele, empregou a competente concordância verbal:

– O favoritismo se dá pelo momento e pela tradição. Por essas razões somos favoritos. Mas temos que nos empenhar ao máximo, até por respeito ao adversário. Temos que respeitar a todos os nossos semelhantes, independentemente de raça, religião ou cor. O favoritismo tem que ser demonstrado no jogo.

Cadê Ronaldo?

Na chegada do Grêmio, segunda-feira à noite, dois funcionários do aeroporto abordaram o assessor de imprensa Vitor Rodrigues cheios de expectativa:

– E Ronaldo? – queriam saber. – E Ronaldo?

Contrafeito, Vitor explicou que Ronaldo joga em outra equipe, no Corinthians, que nem está na Libertadores.

Os venezuelanos ficaram muito decepcionados.

Calma, Ruy

Até agora, a principal providência tática de Autuori foi o reposicionamento dos laterais. Ontem ele e alguns jogadores elogiaram o empenho de Ruy e Fábio Santos contra o Botafogo, quando ambos contiveram seus ímpetos ofensivos para que Tcheco e Souza tivessem mais liberdade no meio-de-campo. Não há sintoma, por enquanto, de que o técnico mexerá no 3-5-2.

Zoo Caracas

O mascote do Caracas é uma mistura de leão com crocodilo e diabo. O bicho fica com rabo e patas de crocodilo, cabeça de leão e cara e guampas de diabo. No distintivo o clube foi mais comedido zoologicamente: consta apenas o leão empurrando uma bola com as patas.

Ninguém me quer

Pela primeira vez, na Libertadores da América deste ano, nenhum jornalista estrangeiro esperava o Grêmio no aeroporto. Depois, no hotel, a indiferença venezuelana foi idêntica: zero de repórteres, a não ser os brasileiros.

Pelas pontas

Mesmo que o esporte preferido dos venezuelanos seja o beisebol, os jornais, pelo menos, deram bom destaque à partida de hoje. El Universal concedeu ao jogo a capa inteira do seu caderno de esportes.

Saudou o retorno do capitão do Caracas, Luis “Pájaro” Vera, em foto de cinco colunas. O Grêmio foi descrito como um time que pratica “um vertiginoso estilo de jogo pelas pontas, potencializado com a presença de dois atacantes grandes”.

Nenhum comentário: