segunda-feira, 13 de dezembro de 2010


ZH - 13/12/2010

Ciro deve ganhar vaga no ministério de Dilma

Apesar da resistência do PSB, deputado cearense é cotado para reassumir Integração Nacional

Depois de ser obrigado a desistir da disputa pela Presidência, o ex-ministro e deputado Ciro Gomes (PSB-CE) deverá participar do primeiro escalão do governo de Dilma Rousseff. A ideia é pôr Ciro, que está em viagem à Europa e deverá retornar até quarta-feira, no Ministério da Integração Nacional.

A presidente eleita corre para fechar o xadrez ministerial de seu governo com a definição da participação do PSB em seu governo. Com Ciro no governo, o ex-prefeito de Petrolina Fernando Bezerra Coelho irá para a Secretaria de Portos que, segundo integrantes do PSB, deverá ser turbinada, transformando-se em um órgão especial de infraestrutura com a inclusão das atividades de aviação civil e até comandar a Infraero.

A pedido do presidente do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, Fernando Bezerra desistiu de disputar uma vaga ao Senado para apoiar o recém-eleito senador Humberto Costa, do PT. Na época, teve a promessa de que ocuparia um “cargo importante” em Brasília.

Irmão de Ciro conversou com Dilma na sexta

O pleito de Ciro Gomes para participar do ministério do futuro governo surpreendeu a todos. Seus companheiros de partido bombardearam a reivindicação de Ciro. Alegam que ele passou todo o tempo desdenhando qualquer cargo no governo e com o discurso de que “queria dar um tempo” na vida pública.

– Vão colocar o Ciro no ministério e dane-se o resto. Crescemos para diminuir – reclamou um integrante do PSB.

Nas últimas eleições, o PSB conquistou seis governos de Estado – Pernambuco, Ceará, Piauí, Paraíba, Amapá e Espírito Santo –, além de aumentar a bancada na Câmara de 27 para 34 deputados federais. Diante do crescimento, os deputados esperavam ganhar uma vaga no futuro governo.

Se Ciro Gomes não for para a Integração Nacional, a Secretaria de Portos deverá ficar nas mãos de um deputado do partido. Os indicados da bancada para integrar o ministério são Márcio Fortes (SP) e Beto Albuquerque (RS).

O interesse de Ciro em participar do futuro governo foi expresso pelo irmão e governador reeleito do Ceará, Cid Gomes. Junto com Eduardo Campos e o vice-presidente do partido, Roberto Amaral, Cid conversou com Dilma na sexta-feira sobre o novo xadrez ministerial. Ciro já ocupou o Ministério da Integração no governo Lula, entre janeiro de 2003 e março de 2006.

Nenhum comentário: