quinta-feira, 30 de dezembro de 2010



30 de dezembro de 2010 | N° 16565
CLAUDIA TAJES


Anote na sua lista

Tem a lista dos melhores livros, que geralmente não inclui o melhor livro que a gente leu. Tem a dos melhores filmes, e quem não se sente uma anta por não ter assistido o afegão que ficou em primeiro lugar? Tem a lista dos melhores CDs e das melhores bandas que usam calças justas e coloridas.

Tem a lista das mais bem-vestidas e das mais bem-despidas que, não raro, é a mesma lista. Tem a lista dos mais influentes, dos mais lindos, dos gols mais bonitos, dos espetáculos e shows que marcaram, das frases mais polêmicas, dos mais ricos. Final de ano é tempo de listas, o que é sempre divertido, por mais que não se concorde com nada do que está listado.

A lista parece atestar que o ano não passou em branco e que há muita coisa a ser festejada. Dentro deste espírito, ainda que festejado apenas por alguns poucos, merece destaque um fato recente, mas que já pinta como campeão na lista dos momentos bizarros de 2010: o aumento de salário que deputados e vereadores se autoconcederam.

Começou com os deputados federais se auto-outorgando 61,8% a mais no contracheque, mesmo índice que reajustou os salários da Presidente, dos Ministros e dos Senadores. Já os deputados gaúchos se autopresentearam com um aumento um tantinho maior, de 73%.

Na Zero Hora de terça-feira, um dos representantes da nossa Câmara Municipal responsabilizou as leis pelo aumento de 74% autoconcedido aos vereadores. É de sensibilizar até o assalariado mais duro: os vereadores não queriam um aumento tão grande, a lei foi que os obrigou a praticamente dobrar o próprio salário.

Como o absurdo é uma das matérias-primas da criatividade, algumas reações trazem certo alívio aos inconformados. Na música Gangue da Matriz, disponível no You Tube, o compositor Tonho Crocco dá o nome de um por um dos 36 deputados que votaram a favor do seu (deles) aumento. Já na milésima temporada de verão em Porto Alegre, o espetáculo Tangos e Tragédias traz uma superpromoção: deputados pagam 73% a mais no ingresso.

Enquanto isso, o salário mínimo terá um aumento de 5,08%. Em algum lugar, no fim das contas, é preciso economizar.

Que venham logo as listas de 2011.

Nenhum comentário: