domingo, 19 de abril de 2009



O Homem Ideal

Dia desses lia numa destas revistas femininas uma espécie de enquete, onde as mulheres respondiam como era o homem ideal. Embora muitas conclusões beirassem à incredulidade da existência do tal homem, algumas respostas eram realmente curiosas.

O homem ideal tem que ser carinhoso e romântico sem ser meloso. Responsável sem ser viciado em trabalho, que tenha uma "aura" de poder mas que não seja autoritário. Um bom percentual de vaidade se faz necessária sem lembrar Narciso e é fundamental também que seja inteligente e bem informado.

E o que me chamou mais atenção: precisa pagar a conta do restaurante pelo menos no primeiro encontro e não ficar querendo rachar sempre nos encontros posteriores.

Lendo essas exigências cheguei a ficar com pena dos homens. Deve ser difícil ser romântico e carinhoso e saber exatamente qual é a linha tênue que separa estas duas coisas da melosidade.

Complicado isso de ter "poder" — que eu suspeito seja através de um cargo profissional ou de uma boa conta bancária — sem se acostumar a ser bem servido e esquecer de ser autoritário. Como se define um homem vaidoso? O que se veste bem mas pode ter uns quilos a mais? O que se veste como um surfista e frequenta academias?

Fiquei imaginando um dia, que normalmente tem umas 17 horas úteis, de um homem ideal. Acorda às sete horas da manhã, vai para a academia malhar por uma hora. Toma banho, um rápido café da manhã (muito light), lê o jornal (ele precisa ser bem informado) e vai para o trabalho. Dedica quase quatro horas na conquista da responsabilidade e da tal conta bancária.

Almoça com alguém importante em busca do tal do poder e segue a tarde dedicando mais umas cinco ou seis horas à responsabilidade. Terminado esse expediente, o homem ideal começa outro antes de chegar em casa, onde sempre tem muitas coisas a fazer: passar na loja de moda masculina, na banca para saber das revistas mais atualizadas (as que ele não assina, claro) ou na livraria para adquirir algum livro pertinente .

Ah, sim, às vezes também na lavanderia, na floricultura (romantismo, certo?) e no barbeiro. Se ele passar em um destes lugares por semana, preencheu todos os dias, exceto o domingo, que será dedicado ao ócio, quem sabe, e ao cinema com certeza.

Chegando em casa, toma outro banho e liga para a mulher amada para combinar alguma coisa para amanhã, torcendo para que a floricultura tenha feito a entrega corretamente. Hoje, ele tem que folhear algumas revistas depois de comer qualquer coisa e continuar a leitura daquele livro e também, deus é pai: já são dez horas da noite. Com sorte, ele vai poder dormir perto da uma da madrugada, não sem antes ver o Jornal da Noite.

Amanhã ele tem o dia parecido com o de hoje, mas à noite janta com sua amada, paga a conta do restaurante. "Sua casa ou a minha", madrugada romântica e ardente e depois de amnhã às sete horas, a vida continua.

Lá pelas tantas, esse homem ideal, o príncipe poderoso, responsável, vaidoso, inteligente, culto e carinhoso, começa a ficar com cara de sapo. Porque será? Fico tentada a acreditar que ser sapo é mais confortável e que o homem ideal tende a ser um fracasso induzido pelo stress.

Seria tão bom se homens e mulheres pudessem se encontrar sem expectativas e, principalmente sem querer responder às alheias. Quem sabe, nesse dia, com essa mania insana que a gente tem de tentar ser feliz, se descubra que o homem ideal é aquele com quem estamos dividindo nosso pedaço de dia.

Talvez o homem ideal não precise ter uma lista de qualidades, mas qualidades únicas que dêem vontade de listar, só para enaltecer e não esquecer. E sobretudo, que faça uma mulher acreditar que é merecedora deste homem, ideal o bastante para se estar com ele.

Cláudia Letti

Nenhum comentário: