terça-feira, 28 de abril de 2009



28 de abril de 2009
N° 15953 - LIBERATO VIEIRA DA CUNHA


Um rio, um lago

Como a cidade já resolveu todos os seus problemas, volta-se a discutir se o Guaíba é um rio ou um lago. De um lado, a prefeitura considera esse belo espelho que nos abraça como um lago, obediente às conclusões do competente Atlas Ambiental deste cantinho do continente.

De outro, estudiosos argumentam que estamos diante de um curso d’água que corre de um lado para outro, sendo portanto um rio, segundo estabelece a legislação federal. No fundo – ou talvez seja melhor dizer que na superfície –, está uma questão simploriamente prática e sonante.

Nos rios, a Área de Preservação Permanente ocupa um espaço de até 500 metros junto às margens. Nos lagos, no entanto, a proteção é de apenas 30 metros, o que faz uma enorme diferença para quem quer construir um shopping ou um edifício de apartamentos.

Aqui faço ponto e vírgula para uma confissão: de minha janela contemplo a cada manhã ou um mar doce e tranquilo ou uma imensa avenida líquida que me põem em excelente disposição para enfrentar o dia. Fui condecorado com uma vista absolutamente fabulosa do Guaíba.

Me basta olhar o horizonte austral para saber se a manhã será chuvosa ou a tarde ensolarada. Acompanho as evoluções dos veleiros dos clubes náuticos e logo percebo de que quadrante sopra a aragem, ou que ventos me aguardam na rua. E sigo atento às rotas dos navios: já descobri até mesmo, demarcada por boias, a singradura de cada um.

É um panorama a que me acostumei desde os meus primeiros instantes em Porto Alegre. O avião da Varig que me trouxe de Cachoeira na idade de cinco anos sobrevoou o estuário e eu concluí na hora que em nenhum outro lugar do mundo haveria paisagem mais linda. Descobri outras depois em variados pontos do planeta, mas nenhuma que abalasse minha crença de que o Guaíba é bonito pela própria natureza.

Tenho-o agora diante do olhar. É uma coleção única de polido cristal, céus, ilhas, colinas, enseadas e nuvens. Considerando tamanho espetáculo, sou inclinado a crer que não faz sentido algum qualquer debate sobre se é um rio ou um lago. O Guaíba é belo qualquer que seja o seu nome.

Bem parabéns a todos as sogras, leitoras deste blogger. Que o dia seja iluminado para todos.

Nenhum comentário: