domingo, 19 de abril de 2009



MARCANDO PONTOS COM O SEXO OPOSTO

Um homem pensa que marca muitos pontos com uma mulher quando faz algo de grandioso para ela, como comprar‑lhe um carro novo ou levá‑la em férias. Ele admite que marca menos pontos quando faz algo pequeno, como abrir a porta do carro, comprar‑lhe flores ou dar‑lhe um abraço.

Baseado nesse tipo de contagem de pontos, ele acredita que irá satisfazê‑la melhor concentrando seu tempo, energia e atenção em fazer algo de grandioso para ela. Essa fórmula, no entanto, não funciona porque as mulheres contam pontos diferentemente.

Quando uma mulher faz contagem de pontos, não importa o quanto um presente de amor seja grande ou pequeno, ele marca um ponto; cada presente tem valor igual. O tamanho não importa; conta um ponto.

Um homem, no entanto, pensa que marca um ponto por um presente pequeno e trinta pontos por um presente grande. Como não entende que as mulheres fazem contagem de pontos de forma diferente, ele naturalmente con­centra suas energias em um ou dois presentes grandes.

Um homem não se dá conta de que, para uma mulher, as pequenas coisas são tão importantes quanto as grandes. Em outras palavras, para uma mulher, uma única rosa recebe tantos pontos quanto pagar o aluguel em dia. Sem entender essa diferença básica na contagem de pontos, homens e mulheres ficam continuamente frustrados e desapontados em seus relacio­namentos.

Alguns homens podem começar um relacionamento fazen­do as pequenas coisas, mas depois de fazê‑las uma ou duas vezes, eles param. Através de alguma força instintiva misterio­sa, eles começam a concentrar sua energia em fazer algo de grandioso para suas parceiras. Eles então negligenciam todas as pequenas coisas necessárias para uma mulher se sentir satisfeita num relacionamento. Para satisfazer uma mulher, um homem precisa compreender o que ela precisa para se sentir amada e apoiada.

A maneira como as mulheres mantêm a contagem de pontos não é somente uma preferência mas uma verdadeira necessida­de. As mulheres precisam de muitas manifestações de amor durante o relacionamento para se sentirem amadas. Uma ou duas manifestações de amor, não importa quão importantes, não vão, a não podem, satisfazê‑la.

Isso pode ser extremamente difícil de um homem entender. Uma maneira de encarar esse fato é imaginar que as mulheres têm um tanque de amor, similar ao tanque de gasolina dos carros. Ele precisa ser enchido repetidamente.

Fazer muitas coisas pequenas (e marcar muitos pontos) é o segredo para encher o tanque de amor de uma mulher. Uma mulher se sente amada quando seu tanque de amor está cheio. Ela é capaz de responder com mais amor, confiança, aceitação, apreço, admi­ração, aprovação e encorajamento. Muitas coisas pequenas são necessárias para completar seu tanque.

As mulheres instintivamente apreciam as pequenas coisas. As únicas exceções são quando uma mulher não se dá conta de que um homem precisa ter o seu apreço ou quando ela sente que o placar está desigual. Quando uma mulher não se sente amada ou se sente negligenciada, é difícil para ela automaticamente apreciar o que um homem faz para ela. Ela fica ressentida porque deu muito mais do que recebeu. Esse ressentimento bloqueia sua habilidade de apreciar as pequenas coisas.

Ressentimentos, como pegar uma gripe ou um resfriado, não são saudáveis. Quando uma mulher está ressentida, tende a negar o que um homem fez para ela porque, de acordo com a maneira como as mulheres mantêm contagem de pontos, ela fez muito mais.

Quando o placar está quarenta a dez a favor de uma mulher, ela pode começar a se sentir bastante ressentida. Alguma coisa acontece a uma mulher quando ela sente que está dando mais do que está recebendo. Completamente inconsciente, ela subtrai o placar dele de dez do seu placar de quarenta e conclui que o placar no relacionamento deles é de trinta a zero. Isso faz sentido matematicamente e é compreensível, mas não funciona.

Quando ela subtrai o placar dele do dela, ele termina com um zero, e ele não é um zero. Ele não deu zero; ele deu dez. Quando ele volta para casa, ela demonstra uma frieza nos olhos ou na voz que dizem que ele é um zero. Ela está negando o que ele fez. Ela reage a ele como se ele não tivesse dado nada ‑ mas ele deu dez.

A razão pela qual uma mulher tende a reduzir os pontos de um homem dessa forma é porque ela não se sente amada. O placar desigual faz com que ela sinta que não é importante. Sentindo‑se desamada, ela acha muito difícil apreciar mesmo os dez pontos que ele pode legitimamente reclamar. É claro que isso não é justo, mas é como funciona.

Ela precisa assumir a responsabilidade por ter contribuído para o seu problema ao se dedicar demais e deixando o placar tão desigual.... Assumindo a responsabilidade por dedicar-se demais, ela pode desistir de culpa-lo pelo problema e começar um novo cartão de registro de pontos.

Para homens: Lembre‑se de que quando uma mulher se dá com um sorriso no rosto, isso não quer dizer necessariamente que o placar esteja próximo do empate.

Para mulheres: Lembre‑se de que quando você se dá livremente a um homem, ele recebe a mensagem de que o placar está empatado. Se você quiser motivá‑lo a se dar mais, então, gentil e graciosamente, pare de se dar tanto.

As Mulheres dizem sim mesmo quando o placar está desigual. Os homens não percebem que, quando pedirem apoio, a mulher dirá sim mesmo que o placar esteja desigual. Se puderem apoiar seu homem, elas o farão. O conceito de contar pontos não está na sua mente. Os homens têm que ser cautelosos para não pedirem demais. Se sentir que está dando mais do que está recebendo, depois de algum tempo, ela se ressentirá com o fato de você não se oferecer para ajudá‑la mais.

Os homens erroneamente julgam que, uma vez que ela diga sim às suas necessidades e solicitações, ela está recebendo igualmente o que quer. Ele erroneamente admite que o placar está empatado quando não está.

Para homens: Lembre‑se de que se ela disser sim às suas solicitações, isso não significa que o placar está empatado. O placar pode estar vinte a zero na cabeça dela e ela ainda ficará feliz em dizer "Claro que pego suas roupas na lavanderia", ou "OK, eu faço essa ligação para você".
Concordar em fazer o que você quer não significa que isto seja o que ela quer. Pergunte‑lhe o que ela quer fazer.

Para mulheres: Lembre‑se de que se você imediatamente disser sim à solicitação de um homem, ele fica com a impressão de que deu mais ou que o placar está pelo menos empatado. Se você está dando mais e recebendo menos, pare de dizer sim às solicitações dele. Em vez disso, de uma maneira graciosa, comece a pedir que ele faça mais por você.

Os Homens dão pontos negativos. As mulheres não se dão conta de que os homens dão pontos negativos quando se sentem desamados ou desamparados. Quando uma mulher reage a um homem de uma forma desconfiada, rejeitadora, desaprovadora ou depreciativa, ele dá pontos negativos.

Por exemplo, se um homem se sente ferido ou desamado porque sua mulher fracassou em apreciar alguma coisa que ele fez, ele se sente justificado em tirar os pontos que ela já ganhou. Se ela estiver com dez, mas ele se sente magoado por ela, ele pode reagir tirando seus dez pontos. Se ele estiver muito magoado, pode até mesmo dar‑lhe um vinte negativo. Como conseqüência, ela agora lhe deve dez pontos, quando um minuto atrás tinha dez pontos.

Isso é muito confuso para uma mulher. Ela pode ter dado o equivalente a trinta pontos e então, num momento de raiva, ele os tira. Na sua cabeça ele se sente justificado em não dar nada porque ela lhe deve. Ele pensa que é justo. Isso pode ser justo matematicamente, mas não é realmente justo.

Pontos negativos, ou de penalização, são destrutivos para relacionamentos. Eles fazem com que uma mulher não se sinta apreciada e com que o homem dê menos. Se ele nega, na sua mente, todo o apoio amoroso que ela lhe deu, quando ela de fato expressa alguma negatividade, o que está fadado a acontecer ocasionalmen­te, ele então perde sua motivação para dar. Esse quinto insight tem aplicações práticas tanto para homens quanto para mulheres:

Para homens: Lembre‑se de que pontos de penalização não são justos e não funcionam. Nos momentos em que você se sentir desamado, ofendido ou magoado, perdoe‑a e lembre‑se de tudo de bom que ela tem dado em vez de penalizá‑la negando tudo.

Em vez de puni‑la, peça‑lhe o apoio de que você precisa e ela o dará. Respeitosamente faça com que ela saiba como o magoou. Faça com que saiba como o magoou e então dê‑lhe a oportunidade de se desculpar. Punição não funciona! Você se sentirá muito melhor ao dar‑lhe uma chance de apoiá‑lo.

Para mulheres: Lembre‑se de que os homens têm essa tendência a dar pontos de penalização.

Homens são de Marte, Mulheres são de Vênus - John Gray

Nenhum comentário: