sexta-feira, 17 de abril de 2009


Jaim Cimenti - 17/4/2009 - JCRS

Os segredos da arte da ficção

Você gostaria de saber dos segredos da arte da ficção sem ler livros profundos, chatos, de setecentas páginas? Acharia bom ler pequenos ensaios divertidos, baseados em obras de grandes escritores, sobre enredo, personagem, ambientação, narrador não confiável, ponto de vista e truques de autores geniais? Então leia A arte da ficção, do professor, escritor e crítico inglês David Lodge. Duvido de que se arrependa.

Lodge nasceu na Inglaterra, em 1935, e se graduou na University College of London e na Universidade de Birmingham.

Em 1960, estreou na literatura com o romance The Picturegoers e, de 1960 a 1987, lecionou literatura e língua inglesa na Universidade de Birmingham. Autor de vários livros sobre literatura e de mais de uma dezena de livros de ficção, ele utilizou esta vasta experiência para escrever os cinquenta pequenos ensaios que compõem A arte da ficção.

A atividade de romance foi importantíssima. Originalmente, os textos foram publicados nos jornais Indepedent on Sunday e Washington Post e, com sua linguagem clara, agradável e didática, falam tanto ao leitor especializado quanto ao leitor comum.

Visitando e citando trechos de autores renomados, como Henry James, Martin Amis, Graham Greene, Joyce, Virgina Woolf, Hemingway e Edgar Allan Poe, Lodge fala de monólogo interior, intertextualidade, polifonia, metaficção, romance experimental, estrutura narrativa, realismo mágico, simbolismo e outros temas.

Leva-nos, literalmente, a um novo horizonte de apreciação literária. Leitores e escritores aspirantes e calejados acadêmicos e profissionais da leitura vão aproveitar o lado instrutivo e o prazer de ler que o livro proporciona. Sem exagero algum, é comparado ao clássico Aspectos do romance, de Forster.

Para tornar ainda mais atraente a leitura, Lodge escolheu obras de autores clássicos e modernos, analisando e exemplificando os tópicos. Assim, passa aos leitores as experiências de contadores de histórias dos séculos XIX e XX e, de certa forma, ainda permite que se acompanhe a evolução dos conteúdos e formas narrativos.

Enfim, para quem gosta de literatura de ficção, especialmente de romances, a obra de Lodge é um verdadeiro presente e um veículo interessantíssimo para fazer um passeio diferente pelos mundos infinitos da arte da ficção. 248 páginas, R$ 44,00. Tradução de Guilherme da Silva Braga, L&PM Editores, telefone 3225-5777.

Nenhum comentário: