quarta-feira, 8 de junho de 2022


08 DE JUNHO DE 2022
EM DIA

CRIANDO O IMPOSSÍVEL

Há muito a educação é apontada como um dos principais problemas do Brasil, mesmo com alto grau de investimentos. O problema não é a quantidade, mas a qualidade do que é investido. Priorizamos a formação superior em vez da de base e insistimos em escolas públicas, enquanto dados demonstram a superioridade das privadas. O Censo Escolar aponta que, no Rio Grande do Sul, por exemplo, alunos de ensino médio da rede pública tiveram uma taxa de reprovação de 17,2%, contra 3,8% da rede privada.

Diante desses números, e considerando que, no Brasil, um aluno de escola pública, na média, custa mais do que um aluno de escola privada, opções como o sistema de voucher, ou charter school, deveriam ser consenso. Acontece que aqui existe certa aversão a soluções privadas para problemas públicos, pois elas mexem com muitos incentivos e privilégios. Por sorte (ou competência), a iniciativa privada já se tornou craque em realizar mudanças por si só.

Na semana passada, aconteceu, no Estádio Beira-Rio, o Crie o Impossível. O evento contou com cerca de 10 mil alunos de ensino médio presencialmente e 200 mil online. O Crie o Impossível tem por objetivo impactar a vida dos jovens para que eles voltem a acreditar em si mesmos, inspirados por histórias de superação dos professores do dia - empresários, artistas e outros profissionais de sucesso que têm a mesma origem humilde dos alunos. O evento é apenas o primeiro passo de uma longa jornada de aprendizado que desafia os jovens a solucionarem um problema na sua comunidade. É empreendedorismo na veia, e meritocracia também, pois os responsáveis pelos melhores projetos acessam as melhores oportunidades da plataforma.

Não é preciso concordar com o posicionamento de 100% dos palestrantes para enaltecer a relevância da iniciativa. Sabe-se que a vida é feita de experiências e que grandes experiências mudam a vida das pessoas. Obviamente, o problema da educação brasileira é muito mais abrangente do que a simplificação que fiz, mas propostas como a do evento, que surgem de maneira orgânica, dando oportunidades reais para os jovens, colocam em evidência a superioridade do mercado em produzir soluções mais eficientes para problemas complexos. Criar o impossível - a solução da educação no Brasil - passa, sim, por um modelo mais livre e privado.

VICTORIA JARDIM

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