14 DE JUNHO DE 2022
INFORME ESPECIAL
Uma escola do RS no "Oscar" da educação
Um colégio da rede pública de Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, celebra uma conquista internacional. A Escola Municipal de Educação Básica Professora Adolfina Diefenthäler acaba de ser reconhecida entre as 50 finalistas no World?s Best School Prizes - e a coluna, como entusiasta de projetos inspiradores, não poderia deixar de tratar do tema.
O prêmio é uma espécie de "Oscar" da educação, apoiado, no Brasil, pela Fundação Lemann. Um dos objetivos é destacar práticas inovadoras e transformadoras, com impacto na vida real.
Selecionada entre as 10 melhores na categoria "Colaboração da comunidade", a escola hamburguense (que conta com 750 alunos e 40 professores) adota um modelo de gestão a muitas mãos. Esse é o "pulo do gato" nessa história.
A cada ano, o colégio promove uma assembleia com a participação de educadores, alunos, familiares e responsáveis. Nesses encontros, são debatidas as principais demandas escolares. Os participantes têm a oportunidade de se manifestar sobre melhorias necessárias e de votar nos temas que consideram mais importantes. O protagonismo tem feito com que todos se sintam responsáveis e aprendam a ouvir e a respeitar as opiniões dos outros - algo que anda em falta ultimamente.
Egressa da rede municipal de Novo Hamburgo, a prefeita Fátima Daudt tem bons motivos para se orgulhar. E a gente também.
Nenhum comentário:
Postar um comentário