quarta-feira, 22 de junho de 2022


22 DE JUNHO DE 2022
PREVISÃO DO TEMPO

Inverno será seco, gelado e com chuva abaixo da média

Quatro ondas de frio e neve, previstas para os meses de julho e agosto, devem marcar o inverno, que começou às 6h14min de ontem, no horário de Brasília, e se estende até as 22h04min de 22 de setembro. Previsões indicam que a estação terá temperaturas típicas e será mais seca devido ao fenômeno La Niña.

De acordo com a Climatempo, julho terá temperaturas mínimas dentro da média no Estado, que costumam ficar entre 6°C e 12ºC. A primeira onda de frio será entre o fim de junho e início de julho. Outras duas devem ser registradas em julho: uma na primeira quinzena e a outra no fim do mês. Em agosto, deve ocorrer a última, com uma massa de ar frio de origem polar e de forte intensidade.

Para agosto e setembro, a previsão é de temperaturas dentro das médias para o período, mas haverá dias de calor e temperatura acima da média na última quinzena de setembro.

O fenômeno La Niña impactará o inverno deste ano no país com intensidade de fraca a moderada e será responsável pelo aumento da quantidade de frentes frias pelo centro e o sul do Brasil durante o período, o que pode significar uma estação mais seca no Estado. O fenômeno deve causar redução de volume e frequência de chuva, que deve ficar abaixo da média nos meses de julho, agosto e setembro, na Região Sul. Porém, durante o mês de agosto, algumas áreas do sudoeste gaúcho poderão ter volume de chuva acima do normal, o que acontece também em setembro no extremo sul do Estado.

- O La Niña está atuando há três anos no Oceano Pacífico e tende a deixar a atmosfera mais fria e também mais seca em algumas áreas do globo, enquanto, em outras, a chuva é mais volumosa. É responsável por reduzir a chuva na Região Sul, o que aconteceu durante o verão - explica Carine Gama, meteorologista da Climatempo.

Geadas são esperadas para o Estado durante toda a estação, as mais fortes previstas para julho. Em agosto também é possível a ocorrência do fenômeno, mas de forma menos abrangente e com menor intensidade do que em julho. Para setembro, quando é esperada a elevação da temperatura, a chance de geada é menor, mas ainda poderá acontecer nos municípios da Serra e do extremo sul do Estado.

A neve é esperada para julho nas áreas mais altas do Rio Grande do Sul, como em municípios da Serra, durante a passagem das ondas de frio esperadas para o mês de julho.

- Temos a possibilidade de neve em julho por conta da combinação do aumento da umidade com a passagem de uma frente fria e de uma queda acentuada na temperatura - explica Carine.

Largada

O primeiro dia do inverno foi marcado por condições contrárias às esperadas para os próximos três meses: a terça-feira começou com fortes pancadas de chuva pelo Estado e sem temperaturas mínimas extremas - o que ainda se repete nos próximos dias.

De acordo com a Climatempo, a chuva, que veio acompanhada de raios e rajadas de vento, afetou Região Central, Fronteira Oeste, Noroeste, Serra e Litoral Norte ainda durante a manhã. Em Santa Rosa, no Noroeste, o acumulado chegou a 48 milímetros, enquanto em Passo Fundo foram registrados 49,2 milímetros (33% e 32% do esperado para o mês nos municípios, respectivamente).

Quanto aos termômetros, no primeiro dia da estação, as mínimas ficaram entre 7,6°C e 16,3°C. São José dos Ausentes amanheceu com 7,6°C e sensação térmica de 1,9°C. A Capital, por sua vez, amanheceu com 10,2°C e sensação de 8,4°C. São Borja teve os números mais altos dos termômetros: 16,3°C, com sensação de 14,2°C.

Hoje

Para hoje, a previsão é de que a chuva permaneça no Estado. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou para o risco de temporais, com rajadas de vento de até 100km/h e queda de granizo, que cairiam entre a noite de ontem e a manhã desta quarta-feira. As precipitações devem persistir ao longo do dia em todas as regiões, podendo ter um grande volume na campanha gaúcha, na Fronteira Oeste, na Região Central e no Sul.

Pedras Altas, no Sul, deve registrar a mínima do dia no Estado: 6ºC. Já a máxima pode chegar a 28ºC em Vicente Dutra, no Norte. Em Porto Alegre, os termômetros variam de 14ºC a 17ºC.

Amanhã, a chuva persiste em todo o território gaúcho. Segundo a Climatempo, podem ocorrer temporais na faixa Norte, na Região Metropolitana e no Sudeste. Choverá de forma volumosa principalmente no Norte e na serra gaúcha. Há risco de queda de granizo nas áreas de fronteira com Santa Catarina. 

VINICIUS COIMBRA

Nenhum comentário: