terça-feira, 6 de abril de 2021


06 DE ABRIL DE 2021
INFORME ESPECIAL

O que mais importa na pandemia: consumir ou rezar?

A resposta certa é: depende. É por isso que, embora as críticas sejam compreensíveis, a reabertura dos templos religiosos com 25% da capacidade de ocupação é uma medida que se alinha com o contexto mais amplo. Se tudo estivesse fechado, não faria sentido. Mas se bares, restaurantes e lojas estão funcionando, nada mais justo do que adotar critérios semelhantes para a fé.

Pode-se argumentar que é possível rezar em casa. Correto. Mas também é possível comprar sapatos sem sair para a rua. Até pelo telefone.

Vale lembrar que existe uma autorização para a abertura, não obrigatoriedade, assim como cabe a cada fiel decidir se vai ou não. Por isso, estou tranquilo. Duvido que alguém verdadeiramente conectado aos ensinamentos divinos coloque a sua vida ou a de outros deliberadamente em risco.

A posição da Igreja católica da Capital sobre a decisão do STF

Apesar da decisão do ministro Nunes Marques, que liberou a realização de cultos religiosos em todo o Brasil, a Igreja Católica manterá a observância às determinações da bandeira preta: 10% de lotação, com o máximo de 30 pessoas. A Arquidiocese de Porto Alegre justifica os cuidados pela prioridade de "preservação da vida".

A decisão de caráter liminar (provisório) do ministro Nunes Marques retirou de Estados e municípios o poder de proibir celebrações religiosas, o que motivou críticas de seus próprios colegas. O assunto deve ser analisado pelo plenário do Supremo.

A nova cara de um dos viadutos mais conhecidos de Porto Alegre

O projeto de revitalização e embelezamento dos acessos de Porto Alegre vai mudar a cara do viaduto que dá boas-vindas a quem chega na Capital. Parte do Viaduto da Conceição, localizado em frente à Estação Rodoviária, está disponível para "adoção".

A iniciativa, já realizada em outros espaços da cidade, consiste em ceder o espaço público para empresas, que ficam responsáveis por sua manutenção. Em troca, o adotante pode utilizar o local para instalação de elementos identificadores como placas e sinalizadores, além de usar o espaço para atividades temporárias como feiras e eventos.

A Tumelero já negocia com a Secretaria Municipal de Parcerias Estratégicas a adoção de um dos trechos do viaduto, para execução e manutenção dos gramados do canteiro do local, que ficam em frente à loja.

A prefeitura ainda busca novos parceiros interessados em adotar o trecho localizado em frente à rodoviária. No início de março, o local passou por uma limpeza e foram realizados reparos, além de uma nova pintura da estrutura. Além disso, os pilares do viaduto ganharão grafites, doados pela dupla Gre-Nal.

Outra ação pensada é o funcionamento de food-trucks no espaço. Para isso, a secretaria ainda busca por parceiros interessados em colaborar com o poder público.

Volta às aulas

Um grupo de pediatras gaúchos está se mobilizando na defesa da reabertura imediata das escolas. Um manifesto já conseguiu, de acordo com idealizadores, cerca de 300 assinaturas. Alguns dos trechos: "É sabido que o cenário de crise na saúde ocasionado pela pandemia, apesar de gerar desassistência para adultos e idosos, não teve o mesmo impacto na população pediátrica."

"...o afastamento do convívio com outras crianças nas escolas, pelo período prolongado de mais de um ano ocasionou um aumento de doenças psiquiátricas, especialmente para aquelas que já apresentavam predisposição, assim como um impacto negativo no desenvolvimento biopsicossocial, atraso de marcos do desenvolvimento nos menores de 2 anos, como a fala e comunicação não-verbal, obesidade e puberdade precoce nas crianças em idade escolar, déficit de cognição e aprendizado, e distúrbios do sono, que deixa toda classe pediátrica com grande preocupação".

"O fechamento das escolas ocasionou aumento das diferenças sociais, principalmente nas famílias mais vulneráveis, que já lutavam contra a precariedade das escolas, e mais de 40% delas não chegaram a ter acesso ao ensino remoto nos últimos doze meses, segundo documento científico publicado, no dia 30/03/2021, pela Sociedade Brasileira de Pediatria".

Proteção

A Polícia Civil lançou ontem o selo "Delegacia de Polícia Amiga dos Animais". O projeto institui em 15 delegacias do Interior, Região Metropolitana e Capital cartórios especiais para investigação de crimes de maus-tratos e crueldade contra os animais. A iniciativa do projeto é da Chefia de Polícia.

TULIO MILMAN

Nenhum comentário: