sexta-feira, 30 de janeiro de 2026

Sistema Ocergs e Fecoagro/RS se retiram do processo de reestruturação financeira da Cotribá

Cooperativa Cotribá

Cooperativa Cotribá

Cotribá/Divulgação/JC

JC
JCPoucos dias após o desligamento do antigo CEO da Cooperativa Agrícola Mista General Osório (Cotribá), Luís Felipe Maldaner, o Sistema Ocergs e a Fecoagro/RS emitiram uma nota oficial nesta sexta-feira (30) se retirando do processo de reestruturação financeira e organizacional do negócio. A medida se dá justamente pela saída do profissional e pela opção da Cotribá por seguir com outros moldes de captação de verba e reestruturação da operação. Na Justiça, a Cooperativa segue na busca pela recuperação judicial.
Confira o posicionamento na íntegra 
O Sistema Ocergs e a Fecoagro/RS informam que acompanharam e apoiaram a Cooperativa Cotribá ao longo do processo de reestruturação financeira e organizacional, por meio da articulação e contratação de consultorias especializadas, as quais realizaram diagnósticos e apresentaram um plano de ação estruturado para o enfrentamento dos desafios vivenciados pela cooperativa.
Entre as ações previstas no plano de ação, esteve a recomendação e a contratação de um executivo com perfil adequado para conduzir a fase inicial do processo de reestruturação, em linha com as boas práticas de governança e com os princípios do cooperativismo.
Diante da recente veiculação pública de comunicado reportando a rescisão do contrato com o então executivo e, sobretudo, da decisão da cooperativa de dar continuidade ao processo por meio da contratação de uma empresa que atua com a figura de investidores — modelo que não encontra respaldo na legislação cooperativista vigente —, o Sistema Ocergs e a Fecoagro/RS comunicam sua retirada do processo a partir desta nova etapa.
As duas organizações reafirmam seu compromisso com o cooperativismo e com a boa governança, e permanecem à disposição da Cooperativa Cotribá e de seu Conselho de Administração para eventuais necessidades futuras, sempre que houver convergência com os princípios cooperativistas e o arcabouço legal que rege o setor.

Nenhum comentário: