quarta-feira, 7 de janeiro de 2026


07 de Janeiro de 2026
ACESSIBILIDADE

Estação Mercado da Trensurb segue sem elevadores um ano após reabertura

Reaberta em dezembro de 2024, estação no Centro Histórico segue apenas com escadas disponíveis, obrigando usuários com deficiência a depender de ajuda. A estatal promete instalar novos equipamentos elétricos até março de 2026, dentro de um pacote maior de obras em estações da Capital

Sofia Lungui

Mesmo reaberta já há um ano, a estação Mercado da Trensurb, em Porto Alegre, segue sem elevadores, danificados por conta da enchente em Porto Alegre. Com obra em andamento, a Trensurb informa que até o início de março de 2026 devem ser instalados dois novos aparelhos na estação que fica em frente ao Mercado Público. Os novos equipamentos irão substituir os antigos, que já apresentavam falhas de funcionamento antes da enchente.

- Antes do alagamento, tínhamos duas plataformas elevatórias, um tipo de elevador, só que hidráulico. Elas já estavam com a manutenção antiga, então, funcionavam parcialmente. Agora, teremos elevadores elétricos, mais modernos, do mesmo tipo que já temos em outras estações - afirma o chefe do Setor de Projetos e Obras da Trensurb, Alexandre Morcinek.

Conforme Morcinek, as estações da Trensurb contam com índice de 82% de acessibilidade.

Sem os elevadores, os usuários da estação Mercado que possuem deficiência física ou dificuldades motoras dependem de auxílio de funcionários para serem conduzidos na chegada ou saída da plataforma. É o caso da Aline Barbosa, 35 anos.

- Na estação Niterói, onde peguei o trem, tinha elevador. Aqui, tenho que esperar para o moço me descer. Eles preferem que eles façam para não dar nenhum problema - conta a moradora de Canoas.

A estação conta com cadeira de rodas e "garaventas", plataformas portáteis utilizadas para condução de pessoas com deficiência em escadas fixas, além de rampa para acesso à estação. Mas, para embarque e desembarque de cadeirantes na plataforma, vem sendo usada a escada rolante, que não é um equipamento de acessibilidade.

A obra que prevê instalação de novos elevadores na estação Mercado contempla uma série de outras intervenções, abrangendo também as estações Rodoviária, São Pedro e Farrapos, na Capital. Os serviços vão além das reformas emergenciais feitas após a enchente, para retomada do funcionamento das estações. O novo contrato foi assinado em abril de 2025, com vigência de 12 meses.

Em relação à acessibilidade, uma das melhorias previstas é a implantação de faixa de segurança para pedestres próximo à saída lateral do Mercado Público, ligando a rampa de acesso à estação à Avenida Júlio de Castilhos. Também está prevista construção de rampa de acesso à estação Rodoviária, com início da reforma em março.

Também seguem interditadas desde a enchente as escadas rolantes externas da estação Mercado. Elas só serão recuperadas e reativadas após a conclusão de outras obras de acesso ao terminal, cuja conclusão está prevista para março. As alternativas são as escadas fixas e a rampa de acesso. As rolantes internas, que dão acesso à plataforma, foram reativadas em dezembro de 2024. 

Nenhum comentário: