
ELEIÇÕES 2026
Lula lidera todos os cenários de segundo turno, aponta pesquisa
Eleições 2026 - Menor diferença entre o atual chefe do Executivo e outros candidatos é contra o governador de SP, 44% a 39%. Margem de erro é de dois pontos
A disputa mais acirrada seria contra Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo - Lula aparece com 44%, e Tarcísio, com 39%. Em dezembro, os números eram 45% e 35%, respectivamente.
Contra Flávio Bolsonaro (PL), a vantagem do presidente é de sete pontos. Em dezembro era de 10. O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), também fica a sete pontos de distância do presidente (43% a 36%).
No cenário com Flávio Bolsonaro, Lula oscilou de 46% para 45%, enquanto o senador subiu de 36% para 38%. A maior diferença ocorre contra Renan Santos (Missão), com Lula 20 pontos à frente (46% a 26%).
O levantamento também simulou disputas com Romeu Zema (Novo) - 46% a 31% -, Ronaldo Caiado (União) - 44% a 33% - e Aldo Rebelo (DC) - 45% a 27%.
A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos e ouviu 2.004 pessoas entre 8 e 11 de janeiro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.
Desaprovação
A primeira pesquisa de 2026 também aponta recuo de um ponto percentual na avaliação positiva de Lula: 47% aprovam o atual presidente. Em dezembro, eram 48%.
Outros 4% não souberam responder, índice um ponto percentual acima do registrado em dezembro. O resultado é considerado um empate técnico, já que a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos. Também foram ouvidos 2.004 pessoas com 18 anos ou mais entre 8 e 11 de janeiro.
Além disso, há maioria entre os eleitores que avaliam negativamente o atual governo. Para 39% dos entrevistados, o trabalho é negativo - um ponto percentual acima dos 38% registrados em dezembro.
A avaliação positiva recuou dois pontos com relação a dezembro e caiu para 32%. Já o índice de eleitores que avaliam como regular a atuação do atual governo subiu para 27% - em dezembro, eram 25%. E houve recuo entre aqueles que não sabem ou não souberam responder: de 3% em dezembro para 2% na pesquisa atual.
Percepções - Futuro de Lula
Com eleições presidenciais em outubro, a Quaest também mapeou quantos eleitores desejam a continuidade de Lula como presidente.
Para 56% dos brasileiros, Lula deve deixar o cargo após o fim de seu mandato. O número se manteve estável com relação a dezembro.
Por outro lado, houve pequeno recuo entre os que desejam a permanência de Lula na Presidência. Eram 41% em dezembro, agora são 40%.
Outros 4% não sabem ou não souberam responder.
economia -
O maior percentual dos entrevistados, 43%, também avalia que houve piora na situação econômica do Brasil nos últimos 12 meses. O número cresce cinco pontos percentuais com relação a dezembro, quando eram 38%
Os que acreditam em melhora na situação econômica são 24%. Na última pesquisa, eram 28%.
Para 29%, a situação econômica do Brasil segue a mesma. O grupo registrou recuo de dois pontos percentuais com relação a dezembro.
Outros 4% não souberam responder.
Nenhum comentário:
Postar um comentário