31 DE OUTUBRO DE 2023
CHAMOU ATENÇÃO
Homenagem a uma campeã
A oitava edição da Virada Sustentável em Porto Alegre terá seu primeiro ato na entrada da Capital. Ao longo dos primeiros dias de novembro, ainda antes do dia do evento inicial, marcado para dia 8, será possível ver o artista Kelvin Koubik pintando um mural de 50 metros de altura da ex- ginasta e campeã mundial Daiane dos Santos. A obra de arte vai embelezar a fachada lateral do prédio da Fecomércio, que fica ao lado da elevada da Conceição, em um dos principais acessos à cidade.
Segundo o artista porto-alegrense de 34 anos, o projeto surgiu a partir de uma pesquisa sobre a história da ginástica no Brasil e conversas com a própria Daiane. Em 2023, o título mundial da ginasta gaúcha, conquistado ao som de Brasileirinho em solo norte-americano, completa 20 anos.
Ouro
Daiane foi a primeira brasileira a vencer uma competição olímpica de ginástica e a primeira atleta negra a conquistar o ouro na modalidade.
- Quando conversamos, eu sentia que já conhecia ela, pois pratiquei ginástica na infância e ela já era destaque nacional na época. Meu mural tenta contar uma história. Não como um documentário ou um livro, pois cabe menos coisas, mas acho que consegui entrar na história dela com o projeto que foi aprovado - conta Koubik, que pintou um mural de José Lutzenberger no prédio do IPE para a Virada Sustentável de 2022.
Além da medalha histórica, o mural de Daiane trará outras referências à trajetória da atleta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário