16 DE OUTUBRO DE 2023
INFORME ESPECIAL
Empreendedorismo em alta
O empresário Flávio Augusto (foto), dono de uma fortuna estimada em R$ 1 bilhão pela revista Forbes, é uma das atrações confirmadas do FLFeztival, evento de empreendedorismo e networking que será realizado em 25 de novembro, na Capital. O encontro é organizado pelos empreendedores Danilo Azambuja, Rafael Sobis e Raphaela Sefton. Além da palestra de Flávio, que já teve o time de futebol Orlando City em sua carta de negócios, o encontro terá painéis sobre vendas, marketing e gestão. Mais informações e ingressos no site flfeztival.com.br.
Colaborou Raíssa de Avila
Pesquisa sobre mobilidade
Se um pesquisador ou uma pesquisadora contratado(a) pela prefeitura bater à sua porta, na Capital, para um levantamento sobre mobilidade urbana, não deixe de participar. Iniciado em junho, o estudo vai ouvir 15 mil pessoas até o fim do ano.
A última pesquisa do tipo, segundo o secretário responsável pela área, Adão de Castro Júnior, é de 20 anos atrás.
- Optamos por fazer a pesquisa a domicílio para garantir dados de maior qualidade. A ideia é que a pesquisa sirva de base para uma série de políticas públicas no futuro - explica Castro.
As entrevistas são definidas por sorteio. Na minha casa, recebemos a entrevistadora Lisiane (nota 10). As perguntas foram respondidas em cerca de 15 minutos. Não custa nada e é importante contribuir.
Pablito Aguiar (na foto ao lado) é um quadrinista-repórter. Ele escolheu 12 personagens de Porto Alegre e decidiu entrevistá-los in loco. A partir dessas conversas tête-à-tête, traduziu o que viu e ouviu em desenhos. As histórias retratadas pelo artista são reais - não são inventadas - e, agora, estão prestes a ganhar o mundo na forma de um livro.
Iniciada em 2017, a obra Conversas em Porto Alegre será lançada em dezembro e já está em pré-venda na internet (veja ao lado). Em meio à produção, o trabalho de Pablito - que é compartilhado no Instagram e já foi tema de GZH em 2020 - cresceu e conquistou admiradores.
- Tem muito da minha curiosidade pessoal no projeto, de realmente querer aprender coisas novas - explica Pablito, formado em Comunicação Visual pela Unisinos.
Com esse desejo genuíno, o artista foi a campo de peito aberto para conhecer gente comum, que em geral não está nos holofotes. Ele acompanhou, por exemplo, uma pescaria no Guaíba para poder contar - com propriedade - a rotina do pescador Deraldo (no desenho ao lado). Subiu no topo do Edifício Santa Cruz, o mais alto do centro da Capital, para ouvir - de verdade - os causos do porteiro Betinho (acima). Saiu de casa, em Alvorada, para caminhar pelas ruas da Capital com o famoso Toniolo, conhecido por colar adesivos por onde passa, e tomou chimarrão com o professor Leonam, velho mestre que formou gerações de comunicadores gaúchos.
A inspiração por trás disso vem da multipremiada jornalista gaúcha Eliane Brum, que marcou a história de ZH com a coluna "A vida que ninguém vê". Por anos, Eliane escreveu crônicas sobre os "invisíveis" da metrópole. De certa forma, o artista de 35 anos está trilhando o mesmo caminho, jogando luzes sobre quem faz da Capital uma cidade única.
Nenhum comentário:
Postar um comentário