quarta-feira, 25 de outubro de 2023


25 DE OUTUBRO DE 2023
MÁRIO CORSO

Vocabulário dos objetos descontinuados

Na conversa com os jovens, não raro, usamos palavras incompreensíveis para sua geração. Na falta do objeto mencionado, que foi descontinuado, fica difícil explicar.

Quando eles perguntam, por exemplo: o que era uma máquina de escrever? Como e com quais palavras explicar?

Vamos lá. A máquina de escrever era uma impressora de texto em tempo real. Porém, a impressão saía letra por letra. Para tanto, era preciso acionar, com certa força, o botão de cada letra. Infelizmente não havia tecla delete. Mas podia se escolher entre duas cores: preto e vermelho.

A câmera fotográfica era como um celular com apenas a função de fotografar. Não saíam na hora. Era preciso um aparelho, em uma loja especializada, para imprimi-las no papel. Vantagem, você não acumulava milhares de fotos inúteis.

O cinzeiro ainda é achado na casa dos avós, que esqueceram de tirá-lo da sala. Trata-se de um objeto compacto, com um bojo livre para acumular cinzas de cigarro. Incrivelmente, naquela época fumava-se dentro das casas. E não era um por vez, podia fumar simultaneamente e sem perguntar aos donos da casa, que também fumavam.

A leiteira era uma panela especial para ferver leite. Naqueles idos tempos, o leite não vinha das caixas que trazemos do supermercado. Atenção, conteúdo sensível na sequência, veja se existem condições de falar, pode despertar repulsão. Como o leite provinha das vacas, era preciso esterilizá-lo por fervura.

O fax era um aparelho que recebia e-mails na forma impressa. Como não era por wi-fi, o aparelho ficava preso perto de uma tomada de telefone.

O telefone era como um celular fixo, sem bateria, que funcionava ligado a um fio. Na sua rusticidade, apenas mandava mensagens de voz em tempo real, por sorte era simultâneo. Portanto, você escutava a outra mensagem de voz ao mesmo tempo que mandava a sua.

O xerox, que criou o verbo xerocar, era uma impressora que prescindia do computador. Multiplicava as páginas que coubessem no seu scanner acoplado.

Calculadora vocês sabem o que é, basta abrir o aplicativo. Mas calculadora pode também se referir a quando o aplicativo vinha separado, dentro de uma caixinha plástica, com uma tela também pequena.

A era dos aplicativos não centralizados em um só aparelho dava mais trabalho. Porém havia uma vantagem incomensurável: o WhatsApp era somente presencial, o que evitava uma enormidade de problemas.

MÁRIO CORSO

Nenhum comentário: