20 DE OUTUBRO DE 2023
INFORME ESPECIAL
RS leva mais um Google Award
A ciência produzida no Rio Grande do Sul acaba de conquistar mais uma distinção internacional importante, que reforça a inserção do Estado no cenário global da inovação - em especial, na engenharia de software. Pelo segundo ano consecutivo, um pesquisador da Escola Politécnica da PUCRS levou o Google Award for Inclusion Research.
Com mais de duas décadas de atuação em tecnologia da informação, Rafael Prikladnicki (foto) foi o único da América Latina contemplado em 2023 e vai receber US$ 35 mil. O valor será aplicado em bolsas, equipamentos e missões de estudos para desenvolver um projeto especial.
A proposta selecionada surgiu em 2022, durante o pós-doutorado de Prikladnicki nos EUA. Em parceria com o professor André van der Hoek, da Universidade da Califórnia em Irvine, ele elaborou um projeto para avaliar a atuação de profissionais cegos e com baixa visão no planejamento de softwares. A ideia é propor melhorias para facilitar e estimular essa atuação, com o objetivo de ampliar a acessibilidade e a inclusão.
- A Google tem incentivado pesquisas no mundo todo, com processos bastante rigorosos de seleção. Estar entre os contemplados, ao lado das melhores universidades do mundo, é um prestígio enorme - diz o pesquisador, ligado à Superintendência de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS.
Em 2022, outro projeto da PUCRS foi o primeiro contemplado no Rio grande do sul. Coordenado pelo professor Rodrigo Barros, o estudo aposta na inteligência artificial para ampliar a inclusão da população surda no meio digital.
Um pub de sinuca para a família
Os amantes da sinuca já podem preparar a pontaria. Porto Alegre acaba de ganhar uma nova casa dedicada ao jogo, que mira nas famílias. O espaço terá aulas particulares, campeonatos e, no futuro, projetos de inclusão social para jovens. É o Pub Snooker Tigre.
Com investimento de R$ 680 mil do Grupo Turbo Motos e oito mesas profissionais em 840 metros quadrados de área, o empreendimento fica em um endereço tradicional da Capital: o prédio da antiga Casas Tigre, na esquina das avenidas Ipiranga e Azenha.
A ideia, segundo Valdemir Linhares da Silva (foto), que toca o negócio, é inspirada nos pubs de sinuca do Reino Unido. Um dos objetivos é incentivar a prática entre adolescentes e seus familiares.
- Queremos atrair pais, mães e filhos para um ambiente legal, onde eles possam jogar e se divertir juntos. Hoje, a maioria dos praticantes é mais velha. A meta é diversificar - diz Linhares.
A história por trás do coração
Uma escultura de duas toneladas chama a atenção na entrada do Hospital São Francisco, na Santa Casa da Capital. O coração em basalto sanguíneo (foto) foi uma doação.
Autor da obra, o escultor João Bez Batti é um antigo paciente do cardiologista Fernando Lucchese. Em 2022, Bez recebeu uma válvula cardíaca. Neste ano, foi a mulher dele, Maria Schirley, que ganhou um marca-passo.
- Pensei: preciso retribuir. É uma homenagem e um agradecimento - diz Bez.
Lucchese conta ter sido surpreendido pelo amigo.
- Um dia, o Bez me disse: vou te dar uma escultura. Ou tu instalas no teu túmulo ou no hospital - recorda ele, rindo.
Em breve, o monumento receberá uma poesia do escritor Armindo Trevisan, que acaba de completar 90 anos.
Na Copa do Mundo da Pizza
O chef Rodrigo Hennemann (foto) acaba de chegar de Roma, na Itália, com um belo prêmio na bagagem. Fundador da Soul Pizza, em Porto Alegre, ele participou da 21ª edição da Pizza World Cup - a Copa do Mundo da Pizza - e garantiu o terceiro lugar na categoria "Alla Pala", conhecida popularmente no Brasil como "pizza a metro".
Pizzaiolo de mão cheia, Hennemann também é campeão da Copa e da Recopa Gaúcha de Pizzaiolos 2023 e já garantiu passaporte para outro evento internacional: o Campionato Mondiale della Pizza 2024, em Parma, na Itália.
Haja farinha!
Um delegado na Oktoberfest
Chefe da Polícia Civil no Vale do Rio Pardo, o delegado Luciano Menezes (foto) tem atuado em outra linha de frente: a direção da Oktoberfest de Santa Cruz, que termina neste domingo. Vice-presidente da festa, ele participa a caráter, vestindo traje alemão completo, e marca presença em todos os desfiles temáticos. Não por acaso, é respeitado e querido na comunidade.
Caturrita que fala inglês
Com ilustrações de Jussara Heberle (ao lado), o escritor Alcy Cheuiche lança, às 10h de amanhã, na Feira Ecológica do Menino Deus, na Capital, o livro A Caturrita Americana, em versão bilíngue. Primeira incursão de Cheuiche na literatura infanto-juvenil, a obra narra as aventuras de uma caturrita cheia de ideias. Mais detalhes em joanineditora.com.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário