25 DE OUTUBRO DE 2023
INFORME ESPECIAL
O sonho de um hospital do câncer infantil em Ijuí
Ainda é só um plano, mas é assim que nascem os grandes projetos. A direção do Hospital de Clínicas de Ijuí (HCI) - antigo Hospital de Caridade, referência em saúde de alta complexidade para 285 municípios gaúchos - está à frente de um movimento para reforçar o atendimento a crianças acometidas pelo câncer na região.
Hoje, os pacientes e suas famílias precisam se deslocar cerca de 170 quilômetros até a unidade de oncologia pediátrica do Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo, ou, dependendo do caso, percorrer 400 quilômetros até Porto Alegre. Para mudar isso, a direção quer construir um novo hospital na região, voltado exclusivamente ao tratamento dos pequenos.
- A ideia é erguer um prédio novo junto ao nosso complexo em Ijuí, com UTI pediátrica, ambulatórios e toda a linha de cuidados necessários. Hoje, as famílias sofrem muito com os deslocamentos. É desgastante - diz o médico Douglas Uggeri, presidente do HCI.
A instituição filantrópica tem 79% dos atendimentos pelo SUS, sendo que a oncologia adulta atinge 95%. A intenção é seguir essa linha com o novo hospital, cujo custo é estimado em pelo menos R$ 80 milhões. O projeto arquitetônico deve ser concluído no primeiro semestre de 2024.
Enquanto isso, o grupo busca o apoio da comunidade, de prefeitos da região, do governo do Estado, da União e da bancada gaúcha no Congresso, por meio de emendas parlamentares.
O sonho de Uggeri e do vice-presidente do HCI, Marco Antônio Savage, é ter a sorte de "encontrar uma Nora Teixeira pelo caminho". Nora, como destaquei aqui na semana passada, é a benfeitora por trás do novo hospital da Santa Casa - foi graças a ela que tradicionais famílias e empresas doaram recursos à obra.
Na conexão Porto Alegre-Paris
Com clássicos da chanson française, do jazz e do blues e uma pitadinha de MPB, um casal de músicos de Porto Alegre está conquistando a Cidade Luz.
Luana Pacheco e Luciano Leães (foto), que passam uma temporada na Europa, se apresentam nesta sexta-feira no icônico Le Grain, em Montmartre - o bairro boêmio de Paris, lar e ponto de encontro de grandes pintores como Pierre-Auguste Renoir, Edgar Degas, Claude Monet e Toulouse-Lautrec.
O local foi um tradicional clube de jazz no passado, e a apresentação da dupla marca o retorno do espaço ao circuito parisiense de música ao vivo.
- Estamos emocionadíssimos. É um sonho. Não parece real - comemora Luana.
Em julho, como mostrei aqui, a cantora entrou na lista das personalidades inspiradoras da revista Vox, Culture, et Innovation en Amérique Latine et dans les Caraibes, que celebrou os 140 anos da Aliança Francesa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário