segunda-feira, 30 de janeiro de 2017



30 de janeiro de 2017 | N° 18755 
CÍNTIA MOSCOVICH

O UNIVERSO NUMA CASCA DE NOZ


Muita gente já falou antes e muito melhor sobre Enclausurado (Companhia das Letras, 200 páginas), de Ian McEwan. Mas como bons livros devem ser relidos e comentados e recomendados, aí vai meu palpite – ainda mais em época de colocar a leitura em dia.

Aguardado com expectativa pelos muitos fãs do autor no Brasil – cultuado no mesmo altar de Paul Auster e Philip Roth –, lançado em outubro do ano passado e já em terceira reimpressão, Enclausurado (o título original é Nutshell) mantém um diálogo explícito com Hamlet (a casca da noz do título em inglês torna essa relação ainda mais evidente). Como na tragédia do príncipe norueguês, há uma traição e um assassinato: a grávida Trudy, em conluio com Claude, seu cunhado e amante, planeja matar John, pai do bebê com nove meses de gestação que ela traz no ventre e que, já se sabe, conta a história.

Sacada de ouro de McEwan, esse narrador, mesmo enclausurado na barriga da mãe, tornou-se apreciador de vinhos e, apesar de impotente, é observador privilegiado da história. Com discernimento e consciência que poderiam soar inverossímeis ou forçados em mãos menos hábeis, o feto-narrador percebe o mundo graças à percepção ampliada de todos os sentidos. Verdadeiro tour de force, a experiência das sensações contada a partir do ambiente líquido do ventre de uma mulher é surpreendente – e aqui não se fala em ponto de vista por motivos óbvios: tudo o que o feto vê são sombras baças do mundo externo.

Dono de uma técnica invejável e que é valorizada pela preciosa tradução de Jorio Dauster, McEwan tira o máximo proveito de seu incomum narrador. Há um humor que, mesmo sutil, é puro sarcasmo, com tiradas viperinas, secas, fleumáticas – que ganham o máximo de brilho nos momentos em que o casal de amantes se dedica ao sexo, atividade bastante frequente e que o bebê parece não apreciar muito.

Autor do magnífico Reparação, além de Amor Sem Fim, A Balada de Adam Henry e Jardim de Cimento, entre outros, McEwan chegou a um resultado que merece com justiça o sucesso que vem obtendo.

Nenhum comentário: