sexta-feira, 13 de janeiro de 2017


Jaime Cimenti
Demétrio Pretto, vida e obra


Ao lado de Maria - Uma herança italiana (Dublinense, 114 páginas) traz depoimentos autobiográficos do empreendedor Demétrio Pretto à jornalista e escritora Luciana Thomé, retratando muitas décadas de uma vida plena de acontecimentos familiares, profissionais e sociais. O volume contém dezenas de fotos, algumas ilustrações e foi realizado com cuidados editoriais - como, aliás, merece Pretto, pioneiro na indústria gráfica na região do Vale do Taquari.

Pretto, descendente de imigrantes italianos, nasceu em Encantado, em 1931, e faleceu em Porto Alegre, em 2016. Casou-se com Maria Pretto, também descendente de italianos, em 1953 e, assim, o casamento permaneceu por mais de seis décadas, até a morte dele. O casal teve três filhas: Marylin, Silvana e Beatriz, netos e bisnetos, e a união foi marcada por grande cumplicidade, humildade, amor e muitas realizações profissionais.

Pretto estudou o ginásio em Lajeado, parte do científico em Porto Alegre e, depois de conhecer a redação e as oficinas do Correio do Povo, decidiu seguir sua vocação de empreendedor no setor gráfico. Em Encantado, onde foi, entre outras coisas, bem-sucedido locutor de rádio, criou e desenvolveu a Gráfica Encantado (Grafen), que funcionou por várias décadas e marcou a atividade gráfica no vale do Alto Taquari.

Pouco antes de falecer, Pretto deixou os depoimentos da obra para Luciana Thomé e lembrou que sempre gostou de livros, que fazia questão de deixar uma mensagem para família e os amigos, que valorizava e agradecia as pessoas, especialmente sua esposa, Maria. Pretto ressaltou os ensinamentos da mãe, que é preciso lidar com os imprevistos, que se deve ser firme, ético, bom e, principalmente, pensar positivamente. Ele lembrava sempre das palavras da mãe: "Não pensa em coisas ruins, guri! Pensa em coisas boas!".

Criativo, Pretto pensava em algum equipamento futuro que gravasse nossos pensamentos e que a gente deve ter sonhos e ideias para ser, sempre, melhorar.

Ele fez questão de deixar, manuscrita, a Oração pela paz da família: "O infinito amor de Deus flui para o meu interior e em mim resplandece a luz espiritual do amor. Esta luz se intensifica, cobre toda a face da minha família e preenche o coração de todos nós com o espírito de amor, paz, saúde, alegria e bem estar. Obrigado meu Deus por todos os benefícios que temos recebido e todos os benefícios que iremos receber".

Os relatos sobre a vida e a obra de Demétrio Pretto vão muito além dos registros pessoais e familiares. São inspiradores e exemplares, num momento em que nós e o País buscamos caminhos e modelos que nos levem a um futuro melhor e mais esperançoso.
lançamentos

A graça do dinheiro - As melhores charges da New Yorker sobre economia - 1925-2009 (Zahar, 256 páginas), organizado por Robert Mankoff, tem quase 400 cartuns com empresários mandões, executivos assanhados, fiscais da Receita e acionistas menosprezados. Ninguém escapa das tiradas da revista.

O garoto do cachecol vermelho (Verus Editora, 292 páginas), romance de estreia da adolescente Ana Beatriz Brandão, trata do dilema: viver um grande amor ou realizar o sonho de sua vida? Melissa, a garota linda e mimada, deve ser uma grande bailarina ou seguir o garoto misterioso que mudou sua vida?

Lobo da Costa - O poeta andarilho - Vida e obra (Partenon Literário Editora, 120 páginas), do pesquisador e escritor Benedito Saldanha, é uma homenagem a um dos maiores poetas brasileiros. Pelotense, romântico, Lobo da Costa faleceu aos 35 anos e deixou versos imortais.

Nenhum comentário: