sábado, 7 de janeiro de 2017



07 de janeiro de 2017 | N° 18735
SEXO - ROSSANA SILVA, ESPECIAL

Cinco dicas para recuperar a libido


Pensar em sexo é o primeiro passo para se reconectar com seu corpo e ter mais desejo

Ao pensar na palavra sexo, você sente preguiça ou olha o relógio para ver quanto falta para estar a sós com seu par? A resposta é um indicador de como anda sua libido. Biologicamente falando, trata-se de um impulso que nos leva a procriar. Na prática, a questão é mais complexa e envolve, especialmente para as mulheres, desde os fatores físicos até questões culturais. Além disso, o nível do desejo sexual pode oscilar de acordo com a fase da vida e da relação (ou da solteirice) na qual você se encontra.

– A libido é o desejo. E esse desejo é determinado por uma série de questões, que incluem as hormonais. E depende também do grau de atração que você tem pelo outro. É um dispositivo latente que é acionado por uma atração ou por pensamentos que você tem por outra pessoa – explica a psicóloga e sexóloga Eda Lucia Fagundes.

Nos relacionamentos amorosos, é normal que o termômetro da tesão diminua na mesma proporção da quantidade de anos que o casal passa junto. Enquanto a libido masculina é voltada aos cinco sentidos, a feminina é relacionada ao sistema emocional, de acordo com a especialista. Não estar a fim de sexo é compreensível por algum tempo. Mas fique atenta se o desejo demorar a reaparecer.

– O natural é que o ápice da libido se dê em mulheres jovens, e por mulheres jovens entendemos aquelas antes da fase da menopausa. Se uma pessoa adulta não tem libido, alguma questão há, e isto deve ser investigado por um especialista – sugere Eda.

Um dos primeiros passos para resgatar o desejo é afastar qualquer possibilidade de alteração hormonal ou física (como problemas de tireoide), além dos momentos em que, naturalmente, a mulher vai ter a tesão diminuída.

– Além da entrada na menopausa, é comum que a mulher não esteja disposta ao sexo no pós-parto ou em fases de depressão e em períodos de luto. Mas são muitas as situações que podem causar a baixa de libido, como um sexo com poucas preliminares ou malfeito, mais no tempo do companheiro do que no da mulher. O sexo ruim diminui a vontade de repetir o ato – afirma a psicóloga e terapeuta sexual Izabel Eilert.


Nenhum comentário: