terça-feira, 10 de janeiro de 2017



10 de janeiro de 2017 | N° 18737
EDITORIAIS

COMPROMISSO COM AS REFORMAS

Causou boa impressão o pronunciamento feito pelo presidente Michel Temer em sua primeira visita oficial ao Rio Grande do Sul desde que assumiu a chefia do governo. Além de entregar ambulâncias para 61 prefeituras e de anunciar a construção de um presídio federal no Estado, o presidente da República renovou o compromisso de sua administração com as reformas estruturais de que o país necessita, algumas das quais já em tramitação no Legislativo, outras ainda em fase de planejamento. “Estamos rompendo as amarras que seguram o Brasil”, assegurou o peemedebista.

Ainda que o roteiro de visitas a Estados brasileiros faça parte de uma campanha do Planalto para melhorar a imagem do governo, considerado ruim ou péssimo por 51% dos brasileiros ouvidos na pesquisa realizada pelo instituto Datafolha no final do ano passado, as medidas concretas referidas pelo senhor Michel Temer parecem adequadas para tirar o país da estagnação. 

O presidente citou a PEC do teto de gastos públicos, já aprovada pelo Congresso, e o encaminhamento das reformas do Ensino Médio e da Previdência como ações efetivas de seu governo. E prometeu encaminhar em breve uma proposta de reforma tributária que atenda à demanda de Estados e municípios por mais descentralização nas arrecadações.

Ao lembrar que um governo reformador não pode ter a pretensão da popularidade, Temer deu uma resposta indireta aos manifestantes que bloquearam a BR-116 nas proximidades do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, onde ocorreu a cerimônia de entrega das viaturas. Disse que o investimento nas ambulâncias doadas às prefeituras é uma prova de que seu governo continuará aumentando os recursos para saúde e educação, ao contrário do que diziam os opositores da proposta de congelamento dos gastos públicos.

Nenhum comentário: