sábado, 21 de janeiro de 2017



21 de janeiro de 2017 | N° 18748 
L.F. VERISSIMO

O beijo


O Eduardo estava com um problema e precisava da ajuda da turma. Seguinte: no último Réveillon, ao bater da meia-noite, ele se vira frente a frente com a Ana Paula. E a Ana Paula gritara “Feliz Ano-Novo!” – e lhe dera um beijo na boca.

Em volta da mesa do bar, ficaram todos em silêncio. Até que um disse:

– E daí? No Ano-Novo todo mundo se abraça e se beija. – Não – disse Eduardo. – Este foi um beijo, beijo. 

– Longo? – perguntou outro. – Longo. – Língua? – Língua. – Vocês estavam na mesma mesa?

– Não. Eu estava de pé no meio do salão e ela vinha passando. Aconteceu de bater a meia-noite no momento em que ela passou por mim, e ela me beijou.

– Continuo não vendo qual é o problema. Vocês são amigos e...

– Nós não somos amigos! Só fomos apresentados uma vez e nunca nos falamos. E agora eu não sei o que eu faço com esse beijo.

– Não faz nada, ora. A iniciativa do beijo foi dela, não sua. Ela é que tem que explicar o beijo.

– E ela provavelmente vai dizer que foi no calor do momento, que tinha bebido muito champanhe, que pra comemorar o fim de um ano como 2016 valia até beijar qualquer um.

– Taí. Nessa história, você é o qualquer um. Foi o beijado, não o beijador. É inocente.

– Ou, então, veja pelo lado positivo. Fale com ela sobre o beijo. Pergunte o seu significado. Ela pode até dizer que estava a fim de beijar você desde que vocês foram apresentados, que só estava esperando o momento certo. E que momento mais certo do que um Réveillon? A banda tocando o “Vai passar”, as serpentinas voando... Você se enganou. O encontro de vocês no meio do salão justamente à meia-noite não foi por acaso. Ela arquitetou o encontro. Ela ama você. Um beijo é só um beijo, um beijo de língua é uma declaração.

– Será? – Só há uma maneira de saber. Fale com ela.

– E se ela disser “Ah, foi você que eu beijei? Não me lembro de nada daquela noite”.

– Então, seu problema estará resolvido. Foi apenas um beijo, significando nada.

– Tem uma coisa que vocês não sabem...– O quê?

– Eu sou apaixonado pela Ana Paula desde que fomos apresentados, e eu não tinha coragem de me declarar. Amava ela de longe. Agora ficou impossível.

– Por quê? – O beijo embaralhou tudo. Se eu falar no beijo ela pode reagir mal. Pode ficar constrangida. E eu perderei a oportunidade de ficar com a Ana Paula por causa de um beijo da Ana Paula. Um maldito beijo!

Nenhum comentário: