sexta-feira, 20 de janeiro de 2017


Jaime Cimenti

Os aparelhos e as pessoas de amanhã

Janelas para o mundo (Sulina, 246 páginas, R$ 47,00), coletânea de ensaios organizada por Carlos Gerbase e Juliana Tonin, contém 13 textos apresentados no XIII Seminário Internacional de Comunicação. O evento foi promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Pucrs entre 17 e 19 de novembro de 2015. O livro tem, ainda, um ensaio inédito do professor Fábio Fernandes, da PUC-SP, que palestrou no evento, ao lado de Francisco Rüdiger, Gilles Lipovetsky, Paulo Levinson, Moisés Martins, Liz Evans, Phillipe Joron, Patrick Tacussel, Hélène Houdayer e Denis Fleurdoge.

Convidados de França, Portugal, Estados Unidos e Inglaterra, inspirados no eixo temático "Janelas para o muno, telas do imaginário", pensaram o futuro da comunicação, não apenas em termos de novas tecnologias e de novas estratégias de circulação, mas também em torno do impacto que estas inovações causam na produção do imaginário.

O ensaio de Fábio Fernandes dialoga com a ficção científica, e a maioria dos textos, de Janaína Quintas Antunes, Jorge Campos, Mariângela M. Toaldo, Bibiana de Paula Friedrichs e outros está ancorada no presente. Todavia muitos dos conceitos apresentados - ciberespaço, etnografia móvel, cognição corporalizada e outros - parecem derivar de clássicos da literatura de antecipação.

As fronteiras entre o Jornalismo, a Publicidade, as Relações Públicas e o mundo do audiovisual diluíram-se. A convergência das mídias resultou num universo comunicacional muito mais complexo e difícil de interpretar, em que "conteúdos" - que podem ou não estar patrocinados, e que podem ou não encontrar espaço de circulação, dependendo do número de "curtidas" e "comentários" que provocam nos primeiros instantes em que se tornam públicos - trafegam sem obedecer às velhas regras de trânsito do século XXI. 

As consequências da diluição conceitual do campo da comunicação e da instantaneidade da recepção, medidas em minutos, estão presentes em vários ensaios deste livro.

Já passamos do "Admirável Mundo Novo" e do Grande Irmão de "1984", e as novas janelas do mundo não se limitam a mostrar o que está lá fora. Nosso ambiente planetário já superou boa parte da ficção científica, e nós, estonteados ainda com tantas e tão rápidas mudanças, seja qual for o futuro (com fim do mundo ou sem), precisamos compreendê-lo ou, ao menos, tentar compreendê-lo com urgência. Observando as pessoas e as telas de amanhã.

lançamentos

O grande livro dos heróis da Bíblia (Sociedade Bíblica do Brasil, 192 páginas, R$ 49,90), de Richard Thomas, com ilustrações de Siku e Jeff Anderson, conta sobre homens e mulheres bíblicos que se tornaram heróis, como Davi, Noé, Abraão, Moisés e, claro, Jesus, entre outros. Obra especial para jovens, mas não só para eles.

Ideias & Ideais (AGE Editora, 168 páginas) do escritor, palestrante, professor, empresário e articulista de jornais Luiz Fernando Reginato, com apresentação do jornalista Pedro Maciel, traz bem-elaborados e embasados textos sobre ética, governança, talentos, liderança e clientes, muitos veiculados na editoria de Opinião do Jornal do Comércio.

Era no tempo do rei - Atualidade das memórias de um sargento de milícias (Ateliê Editorial, 214 páginas), do professor Edu Teruki Otsuka, da Faculdade de Filosofia e Letras da USP, leitura renovadora do clássico romance, traz interpretação nova da simpatia malandra e investigação diferente das relações interpessoais brasileiras.

Nenhum comentário: