sexta-feira, 9 de dezembro de 2011



Uma mulher, um estrangeiro, um amor

Diário de tua ausência é um romance dedicado a todas as mulheres que amam e sabem esperar e a todos os homens que querem, mas não as sabem aguardar. Margarida Rebelo Pinto, a autora, nascida em Lisboa em 1965, antes de se dedicar totalmente à literatura, foi professora e jornalista.

Formada em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade Clássica de Lisboa, é autora de sete romances, quatro livros de minificções e dois livros para crianças.
Suas obras foram publicadas na Espanha, França, Holanda, Alemanha, Bélgica e Itália. Estreou em 1999 com Sei lá, sucesso de vendas em Portugal e vencedor do Prêmio Fnac. Diário de tua ausência representa tudo o que ainda existe de verdadeiro, puro e límpido no ser humano.

Para a autora, “amar ainda é possível, mesmo a distância, mesmo que não haja o contato físico, a mistura de cheiros.” A narrativa gira em torno da história de amor entre uma mulher e um estrangeiro, que, numa situação improvável, se encontram somente para terem de se afastar.

A narrativa é em forma de carta comovente e, acima de tudo, sincera da falta que um amor pode causar no outro. Um desabafo escrito por uma mulher abandonada que não se resigna e que nunca vai desistir de amar, pois a distância nunca será mais forte do que o verdadeiro amor.

Perdidamente apaixonada, a mulher que sente e respira esse amor em cada poro do seu corpo, diferentemente de outras obras de Margarida, é altamente realista, o que torna seu relato próximo das experiências dos leitores, sejam mulheres ou homens.

Uma história para as mulheres não desistirem de amar e para que os homens sigam acreditando no amor delas. “Escrevo-te este diário, que se transformou na mais sincera carta de amor, para que nunca te esqueças do que foi o meu amor por ti.

Já estou cansada das palavras, mas não tenho outra forma de tocar a eternidade. Talvez o que aqui te escrevo te consiga mover mais uma vez, porque ao ler cada linha, sei que é a minha voz que irás ouvir”, escreveu a protagonista.

Mais seria preciso dizer, sobre este romance que mostra, uma vez mais, a pujança, a criatividade e o sucesso da literatura portuguesa das últimas décadas, na qual a autora se inscreve com destaque.

A apresentação é de Fabrício Carpinejar, que escreveu: em tom de correspondência sussurrada, Margarida vinga Penélope, inverte o juízo de valor machista e mostra os trabalhos da escrita para Ulisses ler. Bertrand Brasil, 128 páginas, mdireto@record.com.br.

Nenhum comentário: