sábado, 3 de dezembro de 2011



02 de dezembro de 2011 0
Marco Aurélio Freire Ferraz


Educação e saúde, prevenir é melhor do que remediar

"Enquanto uma das preocupações é o tempo que as crianças passam na escola, nossa maior preocupação é como passam seu tempo.

Muitas das crianças passam um tempo de violência, falta de saúde e assistência básica. No entanto o que me convoca a escrita dessas linhas é falar de saúde, parceria e conquistas, de um serviço que é público e que é nosso, orientadores educacionais das escolas da região pertencentes aos territórios de atendimento do Posto de Pronto Atendimento da Cruzeiro do Sul, carinhosamente chamado de "Postão da Vila Cruzeiro", um posto que não pode ser tratado no diminutivo, pois abriga em seu interior grandes trabalhos para esta comunidade, entre eles o Nasca (Núcleo de Atendimento à Saúde da Criança e do Adolescente).

O Nasca presta atendimento a nossa comunidade há bem mais de dez anos certamente, mas minha experiência com este serviço tem aproximadamente oito anos, que é o tempo em que minha escola participa das assessorias quinzenais. As assessorias são momentos de encontro de demandas de todas as escolas da região, onde cada uma é acolhida a partir de uma profunda discussão com o grupo que se mantem coeso na preocupação com a saúde dos alunos. Nossos encontros são momentos de estudo, trocas de experiências, partilha de vivências, de aprendizagem e também de encaminhamento.

Estudamos cada caso que é trazido quinzenalmente pelos orientadores educacionais das escolas da região que são estudados pelo grupo, momento em que ainda arduamente falamos em prioridades, pois infelizmente com os profissionais ali disponíveis, ainda não conseguimos que todos sejam atendidos, mas não lembro de alguma assessoria que um colega tenha saído sem uma orientação ou um ombro amigo para partilhar as difíceis histórias que vivemos de nosso tempo com nossos alunos e com o tempo de vida que muitas vezes não pode esperar.

Cada dia na escola é único e já não basta mais apenas o tempo da informação, nosso tempo é da formação. Formação para saúde, para cidadania, para arte, para a cultura, para invenções de cada escola para dar conta do imenso universo que se transformou a infância contemporânea, não podemos mais apenas cuidar das crianças ou ensinar-lhes letras e números, temos que ensinar-lhes a cuidar de si em uma tenra idade, tentar minimamente que aprendam a brincar em paz com sua comunidade, com sua escola.

Para isso precisamos que nossas crianças tenham tempo de saúde. Exatamente esse tempo que aprendemos a qualificar com os profissionais do Nasca da Vila Cruzeiro, através de assessorias e parcerias incansáveis em busca de soluções.

Não sei exatamente o que vem acontecendo na cidade, mas esse serviço tornou-se fundamental na qualificação do cotidiano escolar de nossos alunos e temos uma experiência louvável de parceria entre saúde e educação. Não resolvemos todos nossos problemas, mas também não desistimos de continuar lutando em nossa batalha diária pela qualidade de vida e saúde de cada um, pois lutamos pela escola para todos, mas também lutamos pela escola para cada um.

Portanto todas as experiências merecem ser divulgadas, quando um serviço que é público não funciona, muitas são as críticas, mas quando vivenciamos um serviço que é público e histórico na região, temos que constantemente convencer nossos próprios governantes que o Nasca é nosso e é de cada dia.

A prevenção se faz com acolhimento, respeito às escolas, parceria, vontade política e respeito aos trabalhos coletivos arduamente constituídos, já aprendemos que democracia não significa tratar todos igualmente, mas tratar cada um com sua história e conquistas."

Nenhum comentário: