quinta-feira, 1 de dezembro de 2011



01 de dezembro de 2011 | N° 16904
PAULO SANT’ANA


Falsearam as pesquisas

Chico Buarque está se apresentando esta semana em Porto Alegre. E, no fim do seu show de segunda-feira, no camarim, alguém lhe deu de presente a camiseta do S.C. Internacional.

Chico recebeu a camiseta e disse que não se pejava em adotá-la, pois, segundo informações que tem, a paixão colorada é maioria no Rio Grande.

Já tinham me dito que o Chico Buarque está meio caduco, isso agora se confirma: ele desconhece que, de acordo com todas as pesquisas de preferência que são feitas aqui, inclusive a mais confiável das pesquisas, a da Revista Amanhã, cujo proprietário, Jorge Polidoro, é colorado roxo, o Grêmio tem nos últimos anos, disparado, a maior torcida do Estado.

Estava presente na entrega da camiseta colorada ao maior compositor brasileiro de todos os tempos o escritor Luis Fernando Verissimo, que por ser daqui tinha o dever de alertar o cantor para a gafe tremenda que estava cometendo.

Em suma, o festim foi realizado em clima vermelho de segunda maior torcida do RS. Mesmo assim, não podia ter falseado a verdade.

Centenas de intérpretes já gravaram a maior composição de Noel Rosa, Conversa de Botequim (“Seu garçom faça o favor de me trazer depressa...”).

A pior das interpretações, sem qualquer dúvida, é a da cantora Maria Rita, que ouvi ontem atentamente.

Frouxa, sem brio, sem entusiasmo, pálida, sem embalo, a voz de Maria Rita quase desqualifica a grande obra.

A madrugada do centro de Porto Alegre foi alterada ontem por intenso tiroteio com dois feridos e dois presos, na esquina da Borges de Medeiros com Riachuelo.

Quase ao mesmo tempo, o bairro Sarandi via um homem ser executado com 30 tiros, não havendo nem sombra dos autores.

Essas coisas acontecem ao nosso redor e nós damos de ombros, até o dia em que acontecerá conosco.

Ressoa nos meus ouvidos e relampeja nos meus olhos toda hora o monumental pensamento, que deve ser de Nelson Rodrigues: “O dinheiro compra tudo, até amor verdadeiro”.

De repente, não mais que de repente, quase todas as principais vias de Porto Alegre na última semana ficaram engarrafadas. E engarrafaram às 10 horas da manhã e às quatro da tarde.

É de desanimar.

Mais uma grande obra da direção gremista num ano triste para o Grêmio: combinaram-se e decidiram que Celso Roth pediria demissão e anunciaria que não vai ficar em 2012 no Grêmio, às vésperas do Gre-Nal que vai decidir se o Inter entra na Libertadores, desmobilizando inteiramente o time gremista.

Uma lástima! Assim, nem com Kleber, nem com a Arena, a gente vai pra a frente.

Estão velhos e não aprendem a dirigir futebol.

Era de se ver o orgulho com que Barcelides Moresco recebeu o Prêmio de Responsabilidade Social, concedido pela Assembleia Legislativa, para o seu escritório de contabilidade.

Em 11 edições do prêmio, Moresco foi premiado 10 vezes.

Não sou só eu que sou premiado.

Nenhum comentário: