sexta-feira, 11 de setembro de 2009



A busca pela identidade

A volta para casa, o novo romance do escritor e professor universitário alemão Bernhard Schlink, tem como tema principal a busca pela identidade, refletindo sobre culpa, justiça e amor.

Schlink é autor de O leitor, romance que se tornou best seller internacional, publicado no Brasil pela Record e que ganhou adaptação para o cinema, premiada com um Oscar e um Globo de Ouro, com Kate Winslet e Ralph Fiennes nos papéis principais.

O segundo romance do autor, O outro, também foi sucesso de público e crítica e saiu entre nós pela Record, com adaptação para o cinema com o título O amante , com Antonio Banderas e Laura Linney como protagonistas.

A volta para casa narra a trajetória do jovem alemão Peter Debauer, que, de férias na Suíça, com os avós (editores de uma coleção de livros), descobre e lê o intrigante relato de um prisioneiro de guerra alemão.

Após enfrentar numerosos perigos para fugir de seus captores, na Sibéria, e regressar para casa, ele descobre que na sua ausência a mulher constituíra uma nova família. As últimas páginas do manuscrito tinham sido jogadas no lixo e, assim, o final restou indecifrável.

Anos mais tarde Peter relembra a história e decide descobrir como ela termina, iniciando uma busca incansável pelo autor, um homem que apagou todos os seus rastros. Tal investigação acaba se tornando, para Peter, na odisseia à procura das origens de seu pai, um soldado que ele sempre acreditou ter morrido na guerra.

Sob o encantamento do amor por uma mulher que lhe promete uma vida livre de mentiras e falsidade, e, à medida que recomeça a elucidar o mistério do desaparecimento do pai, Peter se vê obrigado a questionar sua identidade e a enfrentar o fato de que a realidade pode ser, por vezes, um reflexos das expectativas dos outros.

Pais, filhos, guerra, paz e a possibilidade de redenção são os ingredientes da densa narrativa que revela o que pode sobreviver de humano após os horrores e os traumas de uma guerra.

Levantando questões morais e polêmicas da Alemanha pós-Segunda Guerra, Bernhard tem sido considerado, com justiça, como uma das vozes mais interrogativas da literatura alemã da atualidade e a força de sua ficção foi traduzida em 39 línguas. 368 páginas, R$ 39,90, Editora Record, telefone (21) 2585-2000.

Nenhum comentário: