sábado, 26 de setembro de 2009



27 de setembro de 2009 | N° 16107
DAVID COIMBRA


No tempo da pantalona

Eu tinha uma pantalona cor-de-rosa. A boca de sino da pantalona era do tamanho de uma tampa de panela de pressão, arrastava no parquê, cobria o Bamba branco. Cara, aquele Bamba branco era tric. Meu primeiro Bamba. Até então só usava Conga, e uma vez ganhei um par de Ki-Chutes. Nunca vou esquecer da sensação de abrir a caixa e olhar aquela lindeza. Pretinho, com travas de borracha, cadarço comprido, de amarrar em volta do tênis, igual aos argentinos.

Nossa, eu corria muito mais de Ki-Chute, corria que nem o Cyborg, o Homem de Seis Milhões de Dólares (baratinho, hoje). Mas era o Bamba que combinava com a pantalona rosa, sim, senhor. A camisa também fazia sucesso. Amarelona, com umas golas marrons que desciam a curva dos ombros. Evidentemente, tinha de ter três botões abertos ao peito. Uma elegância. As gurias olhavam e miavam:

– Djoia...

Lembrei dos velhos tempos da pantalona cor-de-rosa quando o Jones Lopes da Silva me veio com essa foto, dias atrás. O Jones está escrevendo um livro sobre a vida do Escurinho. No Último Minuto será o título. Estou ansioso para ler. Porque o trabalho do Jones, vejo todos os dias, é minucioso, é dedicado, é trabalho de artesão.

Esta é uma das fotos que ilustrarão o livro. Foi clicada na loja de roupas que o volante Tovar inaugurou creio que em 1974. Veja que preciosidade. Os seis rapagões vestidos com esmero, todos dentro de vistosas pantalonas, são jogadores daquela década. Os seguintes, da esquerda para a direita:

O tipo de terninho branco e pose de pistoleiro é o ponta-esquerda pernambucano Lula. Apelido bem de pernambucano, esse. Tratava-se de um temperamental, como a maioria dos canhotos. Enfurecia-se facilmente, como se nota pelo olhar grave que lança ao fotógrafo.

Brigava no vestiário, xingava o treinador, discutia com os colegas por qualquer tiro de meta mal cobrado. Mas, no jogo, apanhava a bola na esquerda e partia a drible rumo à área, rojando os adversários na grama, investindo gol adentro em velocidade, um ponta agressivo que não podia ficar um minuto sem vigilância. Hoje não existem mais pontas. Pena.

Ao lado de Lula, também de pantalona branca e também sério, Bolívar, o único jogador do Grêmio do grupo. É o pai do Bolívar que joga hoje no Inter. Bolívar Pai começou na ponta-esquerda, foi recuado para a lateral e acabou na quarta-zaga, sendo inclusive convocado para a Seleção.

Uma vez, Maurinho, um ponta do Caxias, tentou driblá-lo. Bolívar desferiu-lhe um golpe de bico de chuteira que lhe extraiu um contrafilé da coxa. Maurinho saiu de campo guinchando. Muitos queriam driblar Bolívar, alguns tentavam, poucos conseguiam, nenhum saía ileso.

Um pouco à frente, todo sorrisos, bigodes e cabelos, está o Cláudio Duarte. Chamavam-no “Bonitão”, porque, bem, naquele tempo de pantalonas e golas asa-delta, achavam-no bonito. Cláudio ainda é um homem de sorriso fácil, mas não gosta mais de usar bigode e não pode mais usar cabelo.

O de cabelo black-power é Jair, o Príncipe Jajá, que não dizia que o nome dele era Jair, dizia que era Jérrr, em carioquês.

O último de pé é Dom Elias Figueroa. Além de zagueiro de cotovelos de aço, tratava-se de um arrebatador de mulheres, o que se percebe pelos trajes calculados com critério. Olhe bem: se ninguém ali é casual, Figueroa é o menos casual.

E sentado debaixo de uma redoma de cabelos pretos, dentadura reluzente, blusa listrada, está o personagem do Jones. Escurinho. Preste atenção nos saltos plataforma que ele usa. Uma beleza. Nunca tive a experiência de subir em cima de saltos como estes.

Para completar a cena, bem à direita, já saindo da foto, uma velha máquina de escrever repousa sobre a mesa. Onde estará aquela máquina? Onde estarão hoje todos os bilhões de máquinas de escrever já produzidos pela humanidade? Alguém aí me diga.

Enfim, o que importa é que, naquele tempo, um ponta era um ponta, um lateral era um lateral. Ninguém era ala, jogador de quem não se exige a capacidade de marcar que tinha um lateral, e de quem não se espera a agressividade de atacar como tinha um ponta.

Um ala, que não é bem bem ponta, nem bem lateral, não é nada. Como as máquinas de escrever e as pantalonas, os pontas se foram. Mas, como o computador pessoal e o jeans, os alas não são a solução.

Nenhum comentário: