segunda-feira, 21 de setembro de 2009



21 de setembro de 2009 | N° 16101
KLEDIR RAMIL


Gravata - da série “Consertando o Mundo”

Não consigo entender porque todo homem tem que usar terno e gravata. As mulheres têm uma liberdade maior na hora de escolher o figurino para situações mais formais, seja no trabalho ou em festividades.

Quando eu era criança, meu pai me ensinou a dar o famoso nó de Windsor, já que eu sonhava em ser engenheiro mecânico e trabalhar em uma grande empresa. Como virei artista e quase nunca uso gravata, esqueci como é que se faz. Cada vez que tenho que ir a alguma cerimônia que exige traje completo, dou aquele nó cego que aprendi nos escoteiros. Não fica bonito, mas funciona.

Talvez no futuro as coisas mudem. Digo isso por observação. Em qualquer filme de ficção científica, os homens aparecem sempre usando vestimentas diferentes – até capas e vestidos longos –, mas nunca usam gravatas. Me parece que há um consenso: a gravata vai desaparecer. E, se vai desaparecer, vamos acelerar o processo.

No ambiente de trabalho, terno e gravata virou uniforme. Não acho mau. Só não entendo porque ficou combinado que o padrão é um pedaço de pano com um nó no pescoço. Já ouvi comentários de que a gravata traz o simbolismo da forca, que era usada na Idade Média para demonstrar controle e poder.

Hoje em dia, nem todo trabalho é assim tão opressivo. Talvez o grito de rebeldia do homem moderno seja a extravagância das cores de certas gravatas, já que o terno é sempre discreto e a camisa também... Na gravata que os estilistas soltam todos os seus delírios. E os nossos.

Gosto do estilo low profile, de executivos que se vestem discretamente. Imagine um Encontro de Cúpula dos países da ONU, com cada participante usando a roupa típica do seu país. Teríamos que mandar nosso chanceler fantasiado de baiana.

Domingo passado tive que botar gravata. Fui padrinho de casamento de um casal de amigos. Em meia hora resolvi minha roupa. Minha mulher enlouqueceu, ficou um mês escolhendo vestido. Percorreu todas as lojas da cidade e no fim gastou uma fortuna. Mulher é assim.

Cada vez que tem uma festa, precisa comprar um vestido novo. Homem é mais simples, é só botar o uniforme e está resolvido. Pensando bem, acho melhor deixar como está, vamos continuar usando gravata. Quem sabe as mulheres se entusiasmam e começam a usar também? Seria uma baita economia.

Bem a Globo continua sem exibir as imagens do Kit Net - Segundo os técnicos estão se empenhando em arranjar, só que o tempo está passando e nenhuma solução aparece.

Nenhum comentário: