terça-feira, 15 de setembro de 2009



15 de setembro de 2009 | N° 16095AlertaVoltar para a edição de hoje
LIBERATO VIEIRA DA CUNHA

Cidade das pétalas

Ontem passei pela janela e a manhã se incendiou de luz. No pátio de um dos edifícios vizinhos, explodia em cor um ipê-roxo. Era tão belo, que me transportei para a Riviera, para uma lembrança profunda e antiga decorada por flores semelhantes.

Somos humildes, nós, os habitantes de Porto Alegre. Que outra cidade do mundo transita do inverno para a primavera ornada por tão requintados matizes? Informa minha amiga Lurdete Ertel que esta mui leal e valorosa é a capital com o maior número de árvores por habitante: são mais de 1,2 milhão de pés. Acrescenta ainda que entre as mais de 200 espécies pontilhadas entre praças e avenidas despontam os ipês, cujo plantio vem sendo feito desde as décadas de 30 e 40 do século passado.

Isso nos converte numa espécie de cidade das pétalas. Afirmo e dou fé eu mesmo, que convivo com o jardim dos Chaves Barcellos – tão abandonado e só –, com o parque do Solar dos Câmara, com a Praça da Matriz e com o arvoredo do Palácio Piratini – tudo isso no centro do Centro de uma mínima região de Porto Alegre. Em meio a esse latifúndio, esplendem os ipês. Os roxos, que se sentem à vontade nestas alturas de setembro, os brancos, os amarelos.

E não são só eles. Estou cercado pela floração, que já se prenuncia, dos jacarandás, dos flamboyants e das paineiras. Como se não bastasse, esta ilha que habito é povoada dos sons dos sabiás, das cravinas, das andorinhas, dos bem-te-vis, das almas-de-gato, das cambacicas, dos canários e até de uma república de papagaios, que cresce e se multiplica no próprio coração de uma metrópole. Não sei de onde vieram. Não sei aonde vão, mas desconfio que não deixarão a Praça da Matriz, que já adotaram como seu independente, livre território.

Diz o biólogo Paulo Brack, segundo leio em Zero Hora, que os ipês-roxos não são uma antecipação da primavera. São, em verdade, o anúncio do apagar do inverno. Pode haver algo mais poético do que isso?

É o que acontece igualmente na vida de todos nós. Há períodos em que nos encontramos numa espécie de crepúsculo. Parece que a noite se aproxima e com ela os momentos sombrios.

Os ipês-roxos comprovam o contrário. Eles são a claridade que chega e faz transparente a penumbra.

Um ótimo dia de sol para todos nós ainda que com previsão de chuva já para amanhã de novo. Para uma pessoinha que está de folga hoje uma ótima folga.

Nenhum comentário: