segunda-feira, 28 de setembro de 2009



Faculdades criticam financiamento oferecido pelo BNDES

Para instituições, requisitos exigidos pelo MEC tornam linha de crédito burocrática e complicada

LARISSA GUIMARÃES
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA


Universidades e faculdades já reclamam da linha de financiamento montada pelo governo para socorrer financeiramente e apoiar investimentos das instituições de ensino superior. A linha de crédito que será oferecida pelo BNDES foi considera "excessivamente burocrática" e "complicada".

As farpas do setor de ensino se dirigem ao Ministério da Educação, que definiu as requisitos necessários para o pedido de financiamento. As regras foram publicadas na última quinta-feira no "Diário Oficial da União", e o MEC começa a analisar os pedidos nesta semana.

"O MEC complicou muito as coisas. Do jeito que está, não atende", disse o presidente da ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior), Gabriel Mário Rodrigues.

Pelas regras estabelecidas pelo ministério, as universidades e faculdades precisam ter 70% de seus cursos com nota 3 (numa escala de 1 a 5). O conceito da instituição tem de ser igual ou maior a 3, e 60% dos cursos devem ser reconhecidos pelo MEC.

As exigências também incluem a adesão da instituição de ensino a dois programas federais: o Prouni (bolsas em faculdades) e também aos Fies (financiamento estudantil).

No universo de cerca de 2.200 universidades e faculdades no país, cerca de 1.500 estão no Prouni e aproximadamente 1.300 no Fies. As universidades e faculdades interessadas no financiamento do BNDES também precisam entregar ao MEC um "plano de providências acadêmicas", para demonstrar como a qualidade se ensino poderá ser elevada.

"O ministério só deveria exigir que as instituições apresentassem nota 3 e participassem do Prouni", avaliou o presidente da ABMES.

Ele também reclama que a oferta da linha de financiamento demorou -o setor pressionava por uma linha específica de crédito desde fevereiro.

A secretária de Educação Superior do MEC, Maria Paula Dallari Bucci, afirma que os requisitos para pedir crédito pela linha do BNDES são uma questão de "coerência".

"Faz parte da cultura de qualidade que estamos querendo consolidar", rebateu. "Não faz sentido fomentar a expansão se patamares mínimos não forem atingidos", completou. Procurado pela reportagem, o BNDES afirmou por sua assessoria que não se pronunciaria.

Nenhum comentário: