sábado, 26 de setembro de 2009



27 de setembro de 2009 | N° 16107
PAULO SANT’ANA


Impossível recomeçar

O avião navega tranquilamente em céu de brigadeiro. De repente, lá no alto, a milhares de metros de altitude, o avião explode.

Algumas teorias aeronáuticas afirmam que a explosão de muitos aviões sem causa aparente se dá por um fenômeno que a ciência aviatória designa por fadiga dos metais.

Também no amor, como na aviação, remanesce esse fenômeno. De repente, a frágil plantinha do amor explode ou não levanta mais do chão, deixa de crescer, murcha, cai por terra.

A fadiga dos metais se dá no amor por força do fastio entre o casal. O avião do amor explode ou não mais decola porque não resistiu mais à inanição provocada pela rotina dos movimentos, pela ausência de planos de voo, pela satisfação definitiva dos desejos.

E nem pensar em reconstruir um amor em cima dos seus próprios escombros, era aí que eu queria chegar.

Já experimentou o leitor ou leitora, depois de determinado tempo, dois, três ou quatro anos, uma reconciliação de um grande amor?

Pois nem cogite remotamente dessa experiência. Ela lhe será trágica.

Uma vez me encontrei com uma mulher que tinha sido minha grande amada. E nosso reencontro tinha o objetivo velado da reconciliação.

Não há mais rotundo fracasso que esse. A gente fica olhando um para o outro, na mesa de um bar, numa biblioteca, numa praça, em qualquer lugar. A outra pessoa vai minguando, minguando na frente da gente, até que parece desaparecer: é impossível reerguer um amor que outrora foi sólido e inderrubável.

A gente perde o jeito de sorrir que tinha, como disse o Quintana. A gente perde o ânimo e a firmeza que tinha, morre o sonho, morre a utopia, nascem todos os fantasmas e todos os aliados da irrecuperável separação.

Assim como não se pode unir peça por peça do avião explodido, não se pode reconstruir um amor antes findo, definitivamente sepultado.

Chega a ser repulsiva a imagem daquela mulher ou daquele homem que está na nossa frente, o vazio e a distância que separam um casal que cogitou da reconciliação viram um imenso abismo intransponível.

Nunca queira, prezado leitor, estimada leitora, refazer um caso de amor depois de algum tempo: falecer-lhe-ão todas as forças, lhe desaparecerão todas as energias, só restará a impotência aliada à mais completa desilusão.

É muito fácil e prosaico um amor nascer. E é muito difícil, quase impossível, um amor renascer.

Porque o amor é como a mistura desses componentes químicos que, uma vez plasmada, a ela só resta a sobrevivência durante um tempo ou a morte. Jamais o renascimento de sua composição.

Eu diria até que o amor se resume só ao seu nascimento. Porque é quando nasce que o amor começa a morrer, assim como a vida de qualquer ser.

Não há nada mais amassante e dilacerante, portanto, que um casal que decida recomeçar. Porque mal sabe que sua reconciliação se chocará logo ali adiante contra os rochedos duros e rudes da impossibilidade do reflorescer dos elementos e da fadiga dos metais.

Como é triste a tentativa de recomeçar um grande amor. Primeiro porque, fosse – e não é – possível recomeçar, esse amor jamais chegaria a ser o mesmo. E, como não haverá recomeço, pela segunda nostálgica e frustrante vez é declarado extinto o grande amor.

E não há nada mais trágico do que a extinção do amor.

Nenhum comentário: