sábado, 22 de agosto de 2009



Twitter vai incluir localização nas mensagens

A informação da latitude e da longitude dos autores das mensagens pode ajudar as pessoas a encontrar um bom serviço pela vizinhança e até saber como agir em caso de um terremoto

Os tweets, como são chamadas as mensagens de 140 caracteres postadas no serviço de microblog, devem passar a conter informações sobre a localização de seu autor.

Segundo informações publicadas nesta sexta-feira (21) pelo jornal americano The New York Times, o Twitter está se preparando para lançar uma nova ferramenta que vai dizer a latitude e a longitude dos tweets, mesmo daqueles enviados do celular, por pessoas em trânsito.

O usuário vai poder escolher entre exibir ou não essa informação e a empresa está prometendo descartar os dados em um curto período de tempo.

A expectativa é de que, além de procurar os tweets por assunto, por exemplo, as pessoas usem a localização dos autores como critério. Você poderia descobrir, por exemplo, o que o pessoal do seu bairro está dizendo sobre a coleta de lixo, ou qualquer outro assunto.

A nova ferramenta foi divulgada por um dos fundadores do Twitter no blog corporativo, o Biz Stone, que sugere que esse tipo de busca pode ser especialmente útil para quem está em um grande show ou até mesmo para quem está em uma cidade atingida por um terremoto.

A localização também pode ser atrativa para as empresas, sugere o jornal. Elas poderiam usar a informação para atingir consumidores que estão nas proximidades.

"Há provavelmente muitos casos de uso em que não pensamos ainda, e esta é a parte que faz isso ser tão excitante", diz o blog. A ferramenta deve estar disponível primeiro para desenvolvedores que criam aplicações para o Twitter para, depois, chegar ao usuário comum.

Twitter é mais popular entre adultos do que entre adolescentes

Estudo mostra que adultos acima dos 25 anos são 80% dos usuários do site de microblogs. Blog americano explica o porquê

A ferramenta de comunicação faz mais sucesso entre os adultos. Por quê?A partir de uma pesquisa com 250 mil internautas americanos, a Nielsen Company, divulgou um relatório que pode causar certo desespero àqueles que julgam o Twitter um fenômeno "teen" .

A ferramenta é muito mais popular entre os adultos (de 25 a 54 anos) do que entre as crianças e os adolescentes (2 a 24 anos). Enquanto estes representavam 16% dos usuários em junho de 2009, aqueles chegavam a 64%. Até os mais velhos, com mais de 55 anos, tiveram mais participação: 20%. Segundo a consultoria, os adolescentes usam outras plataformas para estar conectados continuamente na internet.

Mas existe algum problema nisso? A mesma empresa publicou outro estudo, mostrando que o Twitter cresceu de forma extraordinária nos últimos meses, sendo uma das maiores audiências da internet – mais que o MySpace e o Facebook. O volume de citações em blogs, fóruns e emails atingiu o mesmo nível do Facebook, que é quatro vezes maior em termos de número de usuários (confira na imagem ao lado). Sinal de que não são apenas os adolescentes que comandam os pageviews da web.

De acordo com o blog Buzz Canuck, há alguns motivos que afastam os menores da mania de "twittar". Enquanto essa faixa etária representa 25% dos usuários de internet, só chegam a 16% no Twitter. Por quê?

• 1. O Twitter começou com adultos, ficou famoso pelo uso dos adultos e deseja perdurar como uma ferramenta de comunicação séria.

• 2. Um adolescente manda cerca de 440 mensagens por semana via SMS, uma ferramenta muito mais "fluida". No Twitter, são 244 por trimestre.

• 3. Nessa idade, você posta muita coisa sobre sua privacidade. Os adolescentes simplesmente não querem que seus pais saibam o que estão fazendo.

• 4. Muitas pessoas "twittam" temas profissionais e os adolescentes não estão preparados (e nem querem) levar o Twitter a sério.

• 5. Blackberry e smartphones são aparelhos de adultos: quantos adolescentes trabalham em empresas que podem oferecer esse tipo de cortesia aos funcionários? O Twitter é uma ferramenta que funciona por conta da mobilidade e instantaneidade de seus usuários.

• 6. O Twitter é amplamente divulgado por celebridades como Oprah, Demi Moore e Martha Stewart (apresentadora), o que não é tão atrativo aos adolescentes como Zac Efron e Miley Cyrus.

• 7. Normalmente os adolescentes têm uma vida ativa: praticam esportes, vão a festas, ao cinema... Com tantos afazeres, não sobra tempo para "twittar".

• 8. Adolescentes querem fazer mais na web, além de postar e digerir conteúdos. Desejam interagir, jogar, brincar e falar, às vezes tudo ao mesmo tempo.

A grande novidade do Twitter é o ritmo. Por algum motivo inexplicável, as pessoas não param de trocar mensagens. O site do Twitter tem uma pergunta básica – “O que você está fazendo?” – e todo mundo responde, várias vezes ao dia: contam que estão almoçando, dizem que o ônibus quebrou, avisam ter visto uma celebridade.

Como é possível postar do celular, os twitteiros não descansam na narração do trivial. É um fluxo contínuo de minudências que os americanos chamam de “intimidade ambiental”. A comunicação é rápida e contínua, uma pequena e organizada gritaria digital. Visto de fora parece histérico, mas para os envolvidos soa natural. E é um sucesso.

O Twitter cresce de forma explosiva. Segundo dados da consultoria americana Compete, especializada em estatísticas para a internet, o número de usuários saltou de 600 mil para 6 milhões em um ano. É a rede social que mais cresce nos Estados Unidos.

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