segunda-feira, 17 de agosto de 2009



17 de agosto de 2009
N° 16065 - VOLTA ÀS AULAS


Gripe A foi o tema das férias

Milhões de gaúchos retornam às escolas no momento em que autoridades registram uma redução na circulação do vírus no Rio Grande do SulAmaior parte das redes pública e particular de ensino no Estado retoma as atividades, hoje, com o duplo desafio de recuperar os dias letivos perdidos devido à ameaça da gripe A e manter o vírus distante das escolas.

A tarefa deverá ser facilitada pela redução na circulação do vírus em solo gaúcho no mês de agosto, conforme informações da Secretaria Estadual da Saúde.

Na maioria dos estabelecimentos gaúchos, o fim das férias foi adiado do dia 3 de agosto para hoje – o que resulta em 10 dias letivos, excluindo-se os finais de semana. O objetivo principal da medida foi evitar a concentração de alunos em sala de aula durante o auge das contaminações.

Conforme o secretário estadual da Saúde, Osmar Terra, a volta às aulas coincide com um declínio na circulação do H1N1 em todas as regiões. Apesar disso, 23 prefeituras da Associação dos Municípios da Zona Sul, que inclui Pelotas, decidiram adiar o recomeço para 1º de setembro.

Os dados compilados pela Secretaria Estadual da Saúde indicam que foram notificados 882 casos de maior gravidade no Rio Grande do Sul na última semana de julho – quando a nova gripe teria atingido o pico de contaminações. A primeira semana de agosto marcou uma queda de 26,7% nos informes de possíveis doentes, com um total de 646 pessoas. Os números da semana passada ainda estão sendo reunidos. Terra adianta, porém, que eles devem manter a tendência de encolhimento da epidemia.

– Acredito que deva ficar em cerca de 500 pacientes – projeta.

UFRGS sugeriu suspensão de trotes e aglomerações

Uma das razões prováveis para o progressivo recuo é que as pessoas mais suscetíveis à doença já teriam sido expostas a ela. A secretaria admite, porém, que é possível a ocorrência de uma segunda onda da nova gripe antes do final do ano caso o H1N1 sofra alguma mutação.

– Nas epidemias, é comum isso ocorrer. Na pandemia de 1918, a segunda onda foi mais letal do que a primeira, mas em todas as seguintes o vírus ressurgiu mais enfraquecido – compara Terra.

O mesmo cenário vem sendo registrado em países vizinhos, como Argentina e Uruguai. Apesar disso, os estudantes e a população em geral devem manter os cuidados básicos de higiene, como lavar as mãos, evitar tocar o rosto e usar lenços descartáveis ao espirrar ou tossir. Enquanto o vírus estiver circulando, há risco.

Outra preocupação, a partir de agora, passa a ser a recuperação das aulas. Segundo a secretária estadual da Educação, Mariza Abreu, os professores têm 15 sábados disponíveis para serem usados na reposição.

Além deles, as escolas podem utilizar os chamados dias não letivos, como o Dia do Professor. O Sindicato do Ensino Privado do Estado (Sinepe) orientou as instituições a concluir o ano até 23 de dezembro.

– Apenas pedimos para blindar os finais de semana com feriadão. Os exames de avaliação podem ser levados para o início de 2010 – enfatiza o presidente do Sinepe, Osvino Toillier.

A UFRGS e a PUCRS também retornam hoje. A universidade federal enviou e-mail a alunos sugerindo a suspensão de trotes e aglomerações. A seguir, confira dicas de como transformar a gripe em aprendizado.

marcelo.gonzatto@zerohora.com.br

Uma ótima segunda-feira e uma excelente semana para você

Nenhum comentário: