quinta-feira, 27 de agosto de 2009



27 de agosto de 2009
N° 16075 - RICARDO SILVESTRIN


De memória

A atriz Márcia do Canto me deu a informação correta sobre o elenco da peça School’s Out, que comentei aqui na última coluna. Por ordem de entrada em cena como está no programa: Pedro Santos, Osvaldo Perrenoud, Angel Palomero, Cleide Fayad, Márcia do Canto, Soraia Simaan, Jussara Felippi (Xala), Rosa Luporini e Marco Sório. Na internet, não tem muita informação sobre esse momento tão interessante do teatro gaúcho.

O Eduardo Axelrud, um dos diretores de criação da agência Escala, comentou comigo sobre várias outras ótimas peças gaúchas dos anos 1980 pra cá. Disse que cabia alguém escrever um livro resgatando essa memória. Seria um bom tema talvez para o Rafael Guimaraens, que já fez tantos textos premiadas sobre a história da nossa cultura porto-alegrense.

O registro da arte, como o registro da vida, é um desafio. Não tenho muita vocação para turista. Quando viajo, muitas vezes me esqueço de levar a máquina de fotografia. Sorte que agora o celular vem com câmera. Mas, mesmo assim, presto mais atenção ao presente, a viver a viagem. Trago tudo na memória. O que esquecer, talvez não valesse lembrar.

Espetáculos ao vivo, que nunca se repetem, como uma peça, um show, são totalmente vulneráveis ao tempo. Sobram cartazes, programas, ingressos, recortes de matérias de jornal. Não tenho também muito talento para organizar e guardar isso tudo. Mal consigo organizar as coisas do agora. Mas alguém tem que se ocupar de domar a voragem do tempo.

Seguido me vejo tendo que reter exemplares dos livros que eu escrevi. A edição vai acabando. Minha cota de autor já foi toda repassada para amigos, escritores, familiares, pessoas que admiro.

Quando vejo, nem eu tenho mais. Já tive que confiscar de amigos. Mostro a capa, com o meu nome, e brinco: viu, o livro é meu. Mas logo fico sem outra vez. É para isso que são feitas as obras. Para que sejam levadas embora. Com as peças, acontece o mesmo. Levamos embora. Só que na lembrança.

Não lemos hoje Sófocles, Ésquilo, Aristófanes, os dramaturgos da Grécia Antiga, apenas porque eles foram grandes artistas. Mas também porque alguém resolveu anotar os textos e protegê-los contra o esquecimento.

Nenhum comentário: