sexta-feira, 28 de agosto de 2009


Jaime Cmenti

Tragédia familiar no sertão

Galiléia, romance de estreia do médico, dramaturgo e escritor cearense Ronaldo Correia de Brito, ganhou, merecidamente, o Prêmio São Paulo de Literatura, de R$ 200 mil, o maior do País, concedido pelo governo paulista.

O autor já tinha publicado dois livros de contos (As noites e os dias, 1997 e Livros dos Homens, 2005), uma novela infanto-juvenil, O pavão misterioso, e é autor de três peças teatrais, Baile do menino Deus, Bandeira de São João e Arlequim.

Em Galiléia as narrativas em forma de romance giram em torno de personagens de uma família que tem origem em uma fazenda do sertão cearense.

Galiléia é o nome da fazenda para onde se dirigem três primos, Ismael, Davi e Adonias, que tem um passado comum e viveram parte da infância na fazenda do avô, Raimundo Caetano, patriarca de uma família numerosa e decadente.

Os três fazem parte de uma geração que se afastou do campo para nunca mais voltar. Ismael, filho ilegítimo, foi tentar a sorte na Noruega, onde teve experiências amargas e nunca bem explicadas. Davi, criado em São Paulo, viajou pela Europa e pelos Estados Unidos, tocando pianos em bares e tentando obter sucesso. Adonias, o narrador central, formou-se em medicina, estudou no Reino Unido e fez carreira em Recife.

Enquanto os três primos cruzam o sertão do Ceará numa caminhonete, rumo ao que resta da fazenda Galiléia, para ver o avô agonizante, revivem fantasmas familiares e lembram dos adultérios, mortes e vinganças que fazem parte da triste e tumultuada história do clã.

A narrativa é cinematográfica, concisa, cortante, econômica e, reunindo fragmentos de tradição oral, dá grandes e intensas dimensões aos cacos de uma família arruinada do sertão.

Enquanto viajam, os primos, mais do que nunca, se dão conta de que por mais que tenham andado pelo mundo, sempre terão seus umbigos plantados no sertão e nas mazelas da família. Eles voltarão a sentir de perto a violência que sempre acompanhou a trajetória daqueles homens e mulheres que os antecederam.

O grande mérito do romance, justamente, é o caráter de renovação que o autor dá para temas tradicionais, através de uma abordagem e de uma linguagem contemporâneas.

O Prêmio São Paulo confirmou Ronaldo Correia de Brito como uma das vozes mais originais da literatura brasileira atual e agora é aguardar pelas próximas obras. 238 páginas, Alfaguara, telefone (21) 2199-7824.

Nenhum comentário: