sexta-feira, 21 de agosto de 2009


Jaime Cimenti

Essa tal felicidade

Sem dúvida uma das maiores perguntas da vida, senão a maior, é: o que é a felicidade? Há milhares de anos as pessoas insistem na pergunta e pensam em como conquistar a tal felicidade, ou, ao menos, em como obter alguns momentos felizes.

Muitos pensadores, artistas, poetas e pessoas “comuns” refletiram sobre o tema e, nos últimos tempos, muitos livros, filmes, ensaios, peças de teatro e outros trabalhos têm sido apresentados.

Breve história da felicidade do professor Nicholas White, da Universidade da Califórnia, Irvine, acaba de ser lançado no Brasil e vem somar-se aos bons textos sobre o tema. Vivemos numa época de muitas possibilidades de felicidade, e, ao mesmo tempo, muitos de nós andam por aí insatisfeitos, sem saber como administrar a questão.

Nicholas relaciona as ligações entre as questões filosóficas que o conceito suscita e os vários acontecimentos políticos, econômicos e até mesmo culturais desde o período em que o conceito surge. O livro direciona para uma avaliação abrangente da condição de uma pessoa, levando em consideração o que é desejável e o que vale a pena para os humanos.

O autor afirma que não existe um conceito único de felicidade ou, que, pelos menos, ele não se mostra assim na história da filosofia. White relaciona sempre questões da felicidade com temas centrais da filosofia prática e da ética e aborda as diversas caracterizações filosóficas da felicidade.

O autor fala da harmonia da alma de Platão; do bem-estar ou a prosperidade como objetivo da vida ética em Aristóteles e da visão da essência divina de Tomás de Aquino. O cálculo hedonístico de Bentham e o ceticismo em relação a um conceito completo e consistente de felicidade, vistos por Nietzsche e Freud, também figuram na obra.

Enfim, depois de saber bastante sobre a felicidade relacionada com a história da filosofia, os leitores verão que devemos lidar com a pluralidade de objetivos, por vezes conflitantes, que podem nos levar à felicidade e que não devemos valorar apenas uma coisa.

No fundo se sabe que a coisa não é fácil para grandes filósofos ou para pessoas ditas comuns, mas é preciso ter esperança e ir adiante.

O livro tem 224 páginas, custa R$ 45,00 e foi publicado pelas Edições Loyola, telefone (11) 2914-1922.
Jaime Cimenti

Uma ótima sexta-feira e um excelente fim de semana para você.

Nenhum comentário: