sexta-feira, 28 de agosto de 2009


Jaime Cimenti

Amores e desamores nos tempos da internet

Será que nessa dita “era da comunicação” as novas tecnologias afastam ou aproximam as pessoas? É verdade que na internet a gente está com todo o mundo e sozinho? Será que é mais fácil se expressar por e-mail do que cara a cara? Como é que andam as relações amorosas na rede?

As palavras unem ou afastam as pessoas? Estas e outras coisas essenciais estão presentes e narradas, com elegância e palavras bem escolhidas e justas, no romance “epistolar” Estranhos, Noturnos.... e amantes Retrouvailles on-line da psicanalista porto-alegrense Rosane Pereira.

A obra pertence à linhagem de romances epistolares clássicos como As ligações perigosa, de Laclos e A caixa preta do israelense Amos Oz. Cometendo uma gafe involuntária, a psicanalista Yasmina encaminha para seu ex-amante, o músico Mathieu, uma mensagem trocada por eles quando ainda estavam juntos.

A partir do deslize virtual e de uma grande troca de mensagens eletrônicas, os dois passam a recontar sua história de amor, numa espécie de “jogo da memória”. Mas a densa narrativa e os conteúdos dos e-mails não se limitam às idas e vindas corriqueiras de um caso de amor e seus aspectos puramente emocionais e amorosos. Os e-mails vão bem mais longe do que a fala sem fim dos sentimentos.

Em se tratando de personagens cultos e de gostos requintados, normal que as relações amorosas venham em conjunto com referências literárias e musicais clássicas e fundamentais, como, por exemplo, o imortal volume de poemas As Flores do Mal, de Charles Baudelaire e Doença da Morte, de Marguerite Duras.

As melodias de Jacques Brel e os Noturnos de Chopin também estão em meio às conversas eletrônicas e presenciais dos dois amantes das letras e das artes que, claro, também falam de outras pessoas e de outros amores e, como não poderia deixar de ser, de memórias de infância e juventude.

Filmes de Bergman, canções de Mahalia Jackson e dezenas de referências culturais atuais e antigas também estão no livro, que, acima de tudo, é uma declaração de amor às palavras e ao poder de expressão, comunicação e incomunicação que elas tem.

Palavras que podem ser trançadas como a corda usada para sair de um poço e ir à vida ou palavras em forma de corda para algum tipo de enforcamento.

Enfim, os leitores brasileiros têm à disposição um bom romance sobre o amor e o desamor nos tempos da internet, com estrutura, linguagem, forma e conteúdo adequados. Não é pouco.

Acesse! 280 páginas, R$ 35,00, prefácio de Pedro Gonzaga, Editoras Associadas, telefone (51) 3222.4895.

Uma ótima sexta-feira e um excelente fim de semana.

Nenhum comentário: