quinta-feira, 4 de agosto de 2016



04 de agosto de 2016 | N° 18599
ARTIGOS - MÁRIO HENRIQUE OSANAI*

PÓDIO VAZIO E MEDALHAS SEM DONO

Sediando a Olimpíada, o Brasil assume, nestes dias, o protagonismo do cenário esportivo mundial. Fora isso, os fatos e eventos que pautam o noticiário nacional permanecem lamentáveis. A grande liderança segue com a corrupção, em cifras ainda incalculáveis, envolvendo e corroendo toda a estrutura do país. Na esteira, intimamente vinculados entre si e à deterioração causada por corruptos e corruptores, seguem a doença, a violência, a insegurança, a crise econômica e a desesperança.

O caos na saúde, já crônico e em franca expansão, supera, em dramaticidade e em número de vítimas, as barbáries de guerras e terrorismo.

Não é admissível que, sob uma aparente cegueira coletiva, se continue a negligenciar socorro a doentes, idosos, crianças e demais vulneráveis. São vidas preciosas, mergulhadas em abandono e indiferença. Para um contingente gigantesco, as consequências indesejadas são irreversíveis. De sofrimento, sequelas, perdas e morte.

Acenos e discursos inflamados são dispensáveis. Praticamente todos já se mostraram inócuos e vazios. É preciso agir, com brevidade e eficácia.

O exemplo da Operação Lava-Jato se aplica à saúde, que merece uma força-tarefa que elucide complexos e influentes esquemas que exaurem recursos necessários e limitados. Com agilidade e integração, mobilizando todas as instituições oficiais com poder e competência nesse segmento, esse movimento catalisaria resultados em benefício de toda a sociedade, minimizando vieses, apurando responsabilidades e apresentando soluções.

O conhecimento técnico e a gestão inteligente podem impulsionar avanços significativos, se aliados à vontade política e com fiscalização rigorosa.

Em tempos de esforços olímpicos, não resta dúvida de que a modalidade Saúde ainda precisa atingir seu melhor desempenho. Para isso, depende do incentivo de uma torcida coesa, das ações de uma equipe determinada e da liderança de técnicos corajosos e inovadores.

*Médico

Nenhum comentário: