sexta-feira, 2 de outubro de 2009



A tolerância entre os povos, segundo David Raskin

O doutor David Raskin nasceu em Erechim em 1929, filho de imigrantes vindos da Rússia. Depois da infância em Erechim e Santa Maria, cursou medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e especializou-se em oftalmologia. Clinicou em Videira e em Criciúma, em Santa Catarina e, há mais de cinquenta anos, trabalha em Porto Alegre.

Ao longo dos anos, leitor infatigável, dedicou-se, como autodidata, ao estudo das três grandes religiões monoteístas – o judaísmo, o cristianismo e o islamismo. Sempre gostou de estudar as origens, semelhanças e diferenças das religiões e, há poucos dias, lançou o livro Três Deuses e uma Trindade, detalhada investigação dos fatos históricos das três grandes crenças.

Num mundo tão repleto de fanatismos, incompreensões e antagonismos, quase sempre causados pela falta de informações, a obra do Dr. David vem em ótimo momento.

O autor não nega sua filiação ao judaísmo, mas evita qualquer proselitismo a favor de uma ou outra religião. Com linguagem acessível e abordagem direta, o autor, acima de tudo, depois de estudar temas polêmicos como o julgamento de Jesus e a Delação Premiada de Judas, analisa, de forma comparativa, os fatos omitidos ou mal interpretados em textos sagrados e propõe: o importante não é ser crente ou ateu, mas ser tolerante e acolhedor com todas as pessoas, independentemente da orientação pessoal.

Raskin fala de Deus e Fé, dos profetas do Islã, das fases de vida de Jesus, do Holocausto e dos livros sagrados: a Torá, os Evangelhos e o Corão. Ressaltando os princípios humanistas presentes nas três grandes religiões, o autor contribui para o diálogo e a tolerância entre os povos, algo fundamental para os dias de hoje, quando o egoísmo, a vaidade e o fanatismo parecem ter atingido proporções nunca vistas.

O volume tem apresentações de David Coimbra e Ali Kamel. Nas páginas finais, um útil glossário e belas imagens religiosas, além de relação da bibliografia consultada e posfácio.

Em síntese, além de nos trazer esclarecimentos e visões históricas sobre temas tão relevantes, o autor nos convida a pensar e agir em relação a diferenças e semelhanças que, ao fim e ao cabo, devem servir para buscarmos a convivência fraterna e tolerante e a paz e não para sentirmo-nos superiores aos nossos semelhantes.

Três Deus e uma Trindade tem 186 páginas e foi publicado pela AGE, telefone 51-3061-9385.

Uma linda sexta-feira e um gostoso fim de semana, com sol espera-se, lá fora e dentro de nossos coraçãozinhos.

Nenhum comentário: