sábado, 10 de outubro de 2009



11 de outubro de 2009 | N° 16121
PAULO SANT’ANA


O drama das diferenças

Já escrevi, mas repito, que nunca me conformei com as iniquidades que o destino comete.

Não passa pela minha intelecção que o destino, a Providência, Deus, seja lá quem for que lance seus desígnios sobre a sorte das pessoas, crie homens ricos e outros pobres.

Foge da minha inteligência que o destino – ou a fatalidade – crie homens talentosos e outros homens medíocres.

Grande injustiça!

Por que há homens fracos fisicamente e há outros homens de saúde física de ferro?

Por quê?

Por que há homens belos, cortejados pelas mulheres, enquanto há outros homens feios, indesejados, quando não desprezados pelas mulheres?

Por quê? Por quê?

Eu não exigiria que todos os homens fossem ricos, talentosos, fortes ou bonitos.

Não, não chegaria a tal ponto. Mas que pelo menos fossem ricos uns, mas não fossem miseráveis os outros, que tivessem pelo menos um padrão econômico-financeiro razoável.

Mas, não, há homens com a beleza física de um Adônis e outros com a feiura abominável de um Quasímodo!

É desigual, é injusto. E não é só minha inteligência que rejeita essa relação díspar. Também meu coração repele-a. Também minha compaixão disso se apieda.

Sei que há uma lei distributivo-qualitativa que impede valores iguais.

Sei que, se os homens fossem iguais em talento, força, aspecto físico ou aptidão financeira, esta vida seria maçante e inviável.

Mas sonho que pelo menos as diferenças fossem mais dignas.

Que alguns tivessem ouvido apurado, está bem, mas que outros não fossem completamente surdos. Meia-boca!

Em suma, eu não queria que as pessoas fossem todas iguais.

O que eu queria é que não fossem tão diferentes.

Por isso, mais ainda me impressionam as pessoas que nascem com esses desfavores, nascem pobres, medíocres, doentes, feios, e conseguem, apesar disso, dar a volta por cima e atingir o sucesso, o êxito.

Essas são as pessoas heróicas e admiráveis.

Por isso é que, quando os bebês nascem ou têm poucos dias de vida, os circunstantes vaticinam: “Como ele é belo, tem os olhos azuis!”. “Como ele é forte, nasceu com sete quilos!”. “Como ele é inteligente, sabe que chorando lhe darão de mamar”. Ou “como ele é feiozinho, com o tempo pode ficar mais bonito”.

Desde cedo, isso é o que me revolta, fica lançada a sorte das pessoas por toda a vida.

Malditas sejam todas as diferenças!

Mas sobre esse assunto eu tenho uma muito boa: nascer pobre é uma fatalidade, mas morrer rico é uma burrice.

Nenhum comentário: