quinta-feira, 29 de outubro de 2009



29 de outubro de 2009 | N° 16139
LETICIA WIERZCHOWSKI


Da parte que nos cabe

Há duas semanas, a norte-americana Elinor Ostrom dividiu com seu compatriota Oliver Williamson o Prêmio Nobel de Economia. Elinor foi laureada pela Real Academia Sueca de Ciências por sua pesquisa que demonstra como propriedades compartilhadas podem ser gerenciadas com êxito por associações de usuários.

A tese de Elinor, focada na análise de florestas, pastagens e lagos, derruba a noção de que o poder público deve ser o único responsável e grande atuante na manutenção do bem comum.

Não entendo nada de economia, mas a senhora Ostrom mostrou (e convenceu os caras) que todos nós devemos fazer a nossa parte, e podemos fazê-la muito bem, obrigada. O recado é claro: temos que cuidar juntos deste planeta que dividimos e viemos usando tão egoisticamente.

Alguém pode imaginar maior associação de usuários que essa, a dos habitantes do planeta Terra? Ok, todos os governos devem fazer a sua parte, as grandes indústrias devem fazer a sua parte, mas você e eu, caminhantes, cidadãos e consumidores, temos que contribuir com o nosso modesto quinhão.

Impressionou-me o resultado de uma pesquisa divulgada recentemente pelo Ministério do Meio Ambiente: no Brasil, são consumidas 1 milhão e 500 mil sacolas plásticas por hora.

Imaginem a gigantesca montanha de sacolas que somamos num único dia, e agora pensemos quantos milhares dessas sacolas vão parar nos bueiros, entupindo encanamentos e prejudicando o escoamento da água nas ruas e avenidas (avenidas que irão alagar na próxima chuvarada), e quantos milhares dessas sacolas finalmente vão parar no fundo dos mares e dos rios, matando flora e fauna marinha.

Evidemente, a maioria dessas sacolinhas não segue para o lixo reciclado: seu destino é apodrecer lentamente, envenenando o solo por 400 anos, até seu completo desaparecimento.

Quatrocentos anos por uma reles sacola plástica? O Taj Mahal levou 22 anos para ser erguido. A cidade de Chichén Itzá foi construída em menos de 15 anos pelo povo maia.

O Cristo Redentor precisou de 5 anos para abrir seus braços sobre o Rio de Janeiro, e o Coliseu Romano gastou 10 anos até acolher as primeiras lutas de gladiadores.

É claro que a maioria dessas maravilhas precisou do trabalho constante de milhares de homens para ficar pronta; porém, o mesmo fazemos nós: somos milhares, diariamente, descartando tranquila e repetidamente nossas sacolas plásticas, criando o nosso monumento ao não-futuro.

Um grande não-trabalho em equipe, enquanto alguns ganham prêmios por provar que somos capazes de fazer justamente o contrário.

Nenhum comentário: