sábado, 17 de outubro de 2009



18 de outubro de 2009 | N° 16128
MOACYR SCLIAR


O voo como martírio

Com a expansão da classe média e a possibilidade de conseguir passagens a preços acessíveis, cada vez mais brasileiros estão viajando de avião.

E isto muda aquilo que poderíamos chamar de “a cultura da viagem aérea”. No passado, essa cultura caracterizava-se, antes de mais nada, por um refinamento frequentemente exagerado. Os homens viajavam de terno e gravata, as mulheres com vestidos elegantes.

Lautas refeições, muitas vezes acompanhadas de vinhos finos (não chegavam ao Romanée Conti, mas quase), eram servidas. Tudo isto custava muito caro, e o resultado é que as aeronaves não raro decolavam semi-vazias. Numa viagem para o Exterior a gente podia pegar uma fila inteira de poltronas e espichar-se nela como numa cama. Melhor que a primeira classe.

Isto acabou. Os aviões estão cheios, o espaço para os passageiros, como observou tempos atrás o ministro Nelson Jobim, não é dos maiores. O que até seria suportável. Mas há situações, criadas por algumas pessoas, que transformam o voo em verdadeiro martírio.

A primeira situação é representada pelo cara que entra carregando uma gigantesca mochila, maletas, pacotes. Ele para no corredor e vira-se de um lado para outro em busca de seu lugar. E cada vez que o faz golpeia-nos com sua mochila que, para causar mais dano, vem equipada com uma dura fivela de metal.

Quando o passageiro finalmente consegue sentar, jazemos em nossos bancos, nocauteados - e por uma mochila, o que é um vexame maior ainda.

O segundo caso é o do passageiro, ou da passageira, praticantes daquilo que poderíamos chamar de “o imperialismo do compartimento de bagagem”. Essas pessoas simplesmente monopolizam todo o acanhado espaço para este fim destinado, e não hesitam para isso em rechaçar furiosamente a bagagem, ou o casaco, ou qualquer outra coisa pertencente aos demais passageiros.

O terceiro caso é o passageiro transbordante. Ele transborda de sua poltrona, às vezes por causa de seu volume corporal, mas não raro por simples má educação – e aí, pobre de quem senta ao lado.

No quarto caso temos o passageiro, ou a passageira, que falam alto. Há variantes. Por exemplo: um grupo que vai fazer uma excursão e está excitadíssimo com a viagem. Um time qualquer (desde que não tenha sido derrotado no dia anterior). Namorados. Pessoas que, para sua surpresa, encontram-se no voo.

Pode acontecer que estes interlocutores estejam separados, um em cada ponta da aeronave. Isto não impedirá o diálogo, que aí se realizará aos gritos. Pouco importa que se trate de um longo voo noturno, com passageiros querendo dormir. A conversa tem precedência sobre tudo. Às vezes não é só conversa. Já viajei ao lado de um cara que cantava. Cantava alto, e cantava horrivelmente mal, mas com um entusiasmo de tenor de ópera.

E depois temos o passageiro que, sentado junto à janela, quer ir ao banheiro a cada cinco minutos, e faz os demais se levantarem. Não adianta sugerir que ele sente na poltrona do corredor. Não, ele gosta da janela. E gosta de levantar. Azar dos outros.

Se Santos Dumont tivesse antecipado todas estas situações provavelmente não teria inventado o avião. Mas agora é tarde. Que saudades dos tempos em que se viajava a cavalo.

Agradeço as mensagens de Alberto Stein, Mauro Duarte, Ronaldo Sindermann, Regis Nestrovski, Marco Aurelio Baggio, Marino Boeira, Rafael Anschau, Gabriel Ramos Paglioli, Matt McCormick, P.Prates, Vera Silveira, Renato Lampert. Gente culta e atenta!

Já viajei ao lado de um cara que cantava. Cantava alto, e cantava horrivelmente mal, mas com um entusiasmo de tenor de ópera.

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